Sábado, 27 Abril 2024

Prefeito de Cariacica se complica com equipe no início do mandato

Prefeito de Cariacica se complica com equipe no início do mandato

Com pouco mais de 100 dias de governo, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (MD), vive uma crise na prefeitura. Dois secretários deixaram o cargo: Adilson Avelina (Articulação Política) e Meio Ambiente (Antonio Neto). O secretário de Saúde Nilson Mesquita chegou a ensaiar a saída também, mas acabou recuando. Os problemas no início da gestão deixam transparecer que o relacionamento do prefeito com a equipe anda abalada.



Os problemas de Juninho chamam a atenção dos meios políticos, porque entre os novos prefeitos eleitos em outubro, a situação mais cômoda era a dele. Foi, proporcionalmente, o segundo mais votado no país em um segundo turno, recebeu uma prefeitura que havia triplicado a arrecadação de ICMS na gestão de seu antecessor Hélder Salomão (PT), gestão da qual foi vice-prefeito, aliás.



Hélder e Juninho tiveram problemas no relacionamento no segundo mandato do petista. Na campanha eleitoral do ano passado Hélder tentou fazer como sua sucessora a deputada estadual Lúcia Dornellas (PT), mas na reta final do pleito o prefeito e os petistas diminuíram o ritmo diante do favoritismo de Juninho. Isso permitiu que a chegada dele à prefeitura no início do ano ocorresse de forma menos complicada que os demais prefeitos da Grande Vitória.



Juninho montou uma equipe com perfil técnico, com alguns nomes polêmicos, como o do ex-presidente do Banestes Paulo França, denunciado em fraudes na administração de massas falidas e por improbidade em sua passagem pelo banco estadual. Ele assumiu a Companhia de Desenvolvimento da Cidade. Haveria problemas na equipe também ligados à aquisição de terrenos no município e ainda com patrocinadores de campanha.



No município, a impressão da classe política é de que apesar do perfil técnico dado à equipe, o prefeito não tem conseguido alcançar as metas estabelecidas na campanha, porque faltaria a ponte entre as atuações técnicas e políticas.



Juninho desde que assumiu vem focando sua atuação no fortalecimento político. Aproximou-se do prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM), buscou posicionamento na Frente Nacional dos Prefeitos, conseguindo espaço na coordenação de esporte da FNP, e também se movimentou com a nacional do PPS. Depois da formação da MD, emplacou a vice-presidência do novo partido no Estado.



Aumentar a musculatura política, porém, sem garantir um bom desempenho à frente da prefeitura de Cariacica, não vai consolidar Juninho como uma liderança de peso no Estado. Ele é prefeito de uma das maiores cidades do Estado, que tem problemas sérios e a tradição de não dar uma segunda chance aos prefeitos que não atendem aos interesses da população. Para garantir uma musculatura política que deseja, Juninho terá que aliar seus movimentos políticos a uma gestão eficiente.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/