sábado, fevereiro 8, 2025
28.9 C
Vitória
sábado, fevereiro 8, 2025
sábado, fevereiro 8, 2025

Leia Também:

Prefeitos se reúnem para discutir agenda da região metropolitana

Os prefeitos das cinco principais cidades da Grande Vitória se reuniram nesta segunda-feira (5), no restaurante do Museu da Vale, em Paul, Vila Velha, para um almoço. No cardápio, mais uma discussão sobre as medidas de integração região metropolitana. Em um cenário de crise econômica, a ideia é buscar soluções para problemas comuns, 

Participaram do encontro os prefeitos de Vitória, Luciano Rezende (PPS), de Cariacica, Juninho (PPS), da Serra, Audifax Barcelos (Rede), de Vila Velha, Max Filho (PSDB), e de Viana, Gilson Daniel (PV). A conversa dos prefeitos, por enquanto, tem sido feita sem a interferência do governo do Estado.

Pelas redes sociais, o prefeito reeleito da Serra comentou o encontro. “Temos problemas em comum e precisamos discutir e buscar soluções em conjunto. Não há mais como governar sozinho, principalmente nas áreas de mobilidade urbana, meio ambiente e saúde”.

Mas nem todos são tão otimistas sobre a movimentação. Em entrevista a Século Diário, que foi ao ar nesse sábado (3), o prefeito eleito de Vila Velha, Max Filho (PSDB) disse que para que a articulação dê certo é preciso que as conversas sejam feitas em nível horizontal. Ele contra que um dos prefeitos fique à frente do grupo, como uma espécie de liderança. O tucano também recomendou cautela com a “fogueira de vaidades”. 

“Tem que ser horizontal, porque aí estamos tratando de coiguais. Não pode algum dos prefeitos se arvorar em querer assumir uma liderança. Se isso estiver presente, com certeza será um caminho para o buraco. É importante que não haja fogueira de vaidades, que cada um possa se desvencilhar de espíritos, porque todos os municípios são iguais”, disse.

O prefeito também destacou a importância do governo do Estado, que é responsável por 60% dos investimentos, ter o protagonismo nas conversas. O governador Paulo Hartung (PMDB) pretende se reunir com os prefeitos após a posse, em janeiro próximo, para discutir a agenda metropolitana.

Mais Lidas