O prefeito Luciano Rezende (PPS) tem repetido em todas as suas aparições públicas que está sendo obrigado a fazer cortes em Vitória devido à queda de arrecadação da administração municipal. A falta de dinheiro justificou, por exemplo, a redução do horário de expediente administrativo da prefeitura, além da não renovação de quase 500 funcionários em designação temporário. Serviços essenciais como saúde, segurança e educação também sofreram cortes.
Mas a área de publicidade ficou impune à guilhotina de Luciano. Na sessão dessa quarta-feira da Câmara de Vitória, o vereador Reinaldo Bolão (PT/foto à esq.) apresentou os gastos de publicidade do prefeito no mês de janeiro último. Segundo o vereador, a prefeitura gastou exatos R$ 1.924.978,80 com propaganda e publicidade institucional. “Lamentamos o último relatório disponibilizado da prefeitura sobre o valor gasto no mês de janeiro de 2016 com publicidade. Enquanto a saúde, educação e assistência social sofrem cortes, os investimentos em publicidade aumentam. Essa é a prioridade da gestão de Luciano Rezende. Não temos recursos para o restaurante popular, para reformas nas escolas e unidades de saúde, mas não falta dinheiro para o investimento em marketing, mostrando na TV uma cidade que não existe na realidade”, protestou Bolão.
O Portal da Transparência da Prefeitura de Vitória confirma a denúncia do vereador sobre os gastos com publicidade de quase R$ 2 milhões em janeiro de 2016. A planilha de gastos mostra que o prefeito Luciano Rezende privilegiou os grandes grupos de comunicação do Estado. Só com a Rede Gazeta, a prefeitura gastou R$ 750 mil; outros R$ 420 mil com a Rede de Tribuna; a TV Vitória levou cerca de R$ 242 mil e a TV Capixaba R$ 121 mil. O restante do investimento milionário foi rateado entre outros veículos menores, conforme discriminado na tabela abaixo.


