Quinta, 28 Março 2024

Presidente do TRE aciona PF para eleição em Fundão e barra André Garcia no município

Presidente do TRE aciona PF para eleição em Fundão e barra André Garcia no município
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Sérgio Gama, acionou na noite desta sexta-feira (29) a Polícia Federal para atuar nas eleições extemporâneas de Fundão neste domingo (1). Segundo o Portal G1 ES, o desembargador acatou a reclamação apresentada pelo deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) que questionou um vídeo publicado nas redes sociais pelo secretário de Segurança, André Garcia. No vídeo (abaixo), o secretário pede votos para o candidato João Manoel (DEM) e destaca suas qualidades.

Para o deputado, o fato de as polícias Militar e Civil serem subordinadas ao secretário, compromete a segurança do pleito, que poderia ser tendenciosa para o candidato de preferência de Garcia. Segundo o G1 ES, as alegações foram acatadas pelo desembargador Sérgio Gama, que ainda proibiu o secretário de estar no município no dia da eleição.
 
"Se a Polícia Militar e a Polícia Civil são subordinadas a ele (Garcia) e ele tem preferência por um candidato, como vai se ter certeza de que as forças policiais serão isentas?", contestou Enivaldo dos Anjos.
 
As polícias Militar e Civil vão atuar na eleição, como já havia sido definido, mas a Polícia Federal ficará à disposição da Justiça Eleitoral do município.
 
Ao Portal G1 ES, o desembargador afirmou que apesar de não haver proibição expressa na lei sobre apoio de secretários a candidatos, o cargo que Garcia exerce exigiria comportamento diferente desse porque ele comanda a força policial no Estado. Gama teria telefonado para André Garcia e para o governador em exercícioCésar Colnago (PSDB) a fim de informá-los sobre a decisão.
 
O deputado Enivaldo é do PSD, partido de Anderson Pedroni, candidato impugnado na eleição de 2016, que tinha Pretinho Nunes (PDT) como vice na chapa. Na eleição suplementar tanto Pedroni quanto Enivaldo apoiam o candidato do PDT, cuja chapa tem a mulher de Pedroni, Alessandra (PSD), como vice.
 
A temperatura da eleição de Fundão subiu nos últimos dias com guerras judiciais, que tornam ainda mais acirrado o clima de polarização na eleição municipal. Na última terça-feira, o juiz da 11ª Zona Eleitoral Alcemir dos Santos Pimentel notificou várias lideranças ligadas ao palanque do candidato do Pretinho Nunes para responder sobre a criação de um perfil falso no Facebook.
 
O envolvimento de lideranças políticas na disputa, sobretudo deputados estaduais, tem sido intensa durante a campanha, aumentando ainda mais o clima de tensão e rivalidade. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/