Sexta, 26 Abril 2024

Presidentes das municipais do PMDB podem influir na eleição estadual

Presidentes das municipais do PMDB podem influir na eleição estadual

A eleição dos diretórios municipais do PMDB, que é vista como uma prévia da disputa pela direção estadual, dá indícios sobre o nível de dificuldade que o atual presidente da sigla no Estado, deputado federal Lelo Coimbra, encontrará para se manter à frente do partido. Para os meios políticos a discussão não passa apenas pela aprovação da gestão do deputado, e sim pelo interesse do ex-governador Paulo Hartung em manter o controle da sigla.



Nesse sentido, a mudança nos diretórios municipais ganha importância, já que o presidente da municipal pode influir na decisão dos delegados que vão decidir o futuro da regional no próximo dia 20 de dezembro, que é quando deve acontecer a eleição no diretório e executiva estadual.



Em Vitória, a eleição de Sérgio Borges (PMDB), caso se confirme, facilitaria a reeleição de Lelo, já que o deputado tem um perfil conciliador e não entra em atrito com o grupo de Hartung. O próprio Borges defende a reeleição de Lelo.



Em Vila Velha, o capital político do deputado estadual Hércules Silveira estaria em debate. Ele é favorito na disputa, mas como tem dificuldade com o diretório municipal atual, tudo indica que a disputa não será fácil. Se eleito, a influência do deputado sobre os delegados do partido é uma incógnita.



Apesar das garantias que recebeu do diretório estadual de que poderia disputar a eleição para prefeito do município este ano, Hércules sofreu uma rasteira de seus companheiros de partido. Uma movimentação do próprio Lelo e do atual presidente da municipal, o vereador reeleito Andinho, tirou Hércules da disputa e levou o partido para o palanque do deputado estadual Rodney Miranda (DEM).



Em Cariacica, Lelo Coimbra esteve na campanha do deputado estadual Marcelo Santos, candidato à reeleição na municipal. Mas Hartung, de quem Marcelo Santos sempre foi aliado, não participou de sua campanha e ainda tentou minar sua candidatura nos bastidores. A postura do deputado em relação à estadual pode também mudar, influenciando na eleição da estadual.



Na Serra, o atual presidente da municipal Luiz Carlos Moreira defende a reeleição de Lelo Coimbra, mas Moreira nunca teve afinidade política com Paulo Hartung. Portanto, não se sabe como será sua ingerência no pleito, já que ao apoiar Lelo, o vereador eleito e ex-deputado estadual estará dando munição para que Hartung continue controlando o PMDB.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/