Sexta, 24 Junho 2022

Projeções indicam que Assembleia terá renovação de pelo menos nove deputados

plenario_ales_2022_ellencampanharo_ales Ellen Campanharo/Ales

A Assembleia Legislativa terá pelos menos nove deputados novos a partir de 2023, com ampliação do número de representantes de partidos de esquerda. Esse é o quadro traçado por projeções de partidos políticos, ocupados na matemática eleitoral que serve de base para as articulações  e estratégias de campanha. Os responsáveis pelos cálculos ressaltam, porém, que o cenário poderá sofrer alterações no decorrer da campanha deste ano.

Os fatores que podem provocar alterações vão desde a desistência de concorrer à quebra de alianças, que repercute negativamente junto ao eleitorado, como ocorreu recentemente com o deputado Alexandre Xambinho (PSC). Aliado à pré-candidatura do deputado Erick Musso ao governo do Estado, mudou para o palanque do governador Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição.

Neste ano, as projeções colocam com amplas probabilidades de êxito na disputa a vereadora de Vitória Camila Valadão (Psol), o ex-prefeito de Baixo Guandu Neto Barros (PCdoB - em federação com o PT e PV) e o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT). O PT poderá ampliar a bancada, se confirmada a eleição do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Julio Mendel.

Do grupo de prováveis vitoriosos na votação de 2 de outubro, fazem parte, também, o vereador de Vitória Denninho Silva (União Brasil), Tyago Hoffman (PSB), Lucas Scaramussa (Podemos), Claudete do Mateusão (PTB), Reginaldo Almeida (PSC) e Fábio Duarte (Rede – federação com o Psol).

No cenário geral, incluindo a atual legislatura, as projeções apontam que o PSB, partido do governador Renato Casagrande, poderá eleger mais um parlamentar, além de Tyago Hoffman, que, apesar de estar bem avaliado, poderá ter o cenário alterado, em decorrência de questões em andamento relacionadas à área administrativa. Os deputados Bruno Lamas, Dary Pagung e Janete de Sá estão nessa disputa.

No PSDB, em federação como o Cidadania, os cálculos apontam de dois a três deputados, com Vandinho Leite, presidente do partido no Estado, e Fabrício Gandini (Cidadania). Na terceira vaga estariam Lenise Loureiro e os deputados Marcos Mansur e Emílio Mameri.

O Republicanos teria de dois a três deputados, sendo a disputa entre a ex-senadora Luzia Toledo, deputado Hudson Leal, Carlinhos Lyrio (do norte do Estado), o bispo Alves e ainda o ex-presidente da Câmara de Aracruz Alcântaro Filho.

Já o PL elegeria Capitão Assumção e o delegado Danilo Bahiense, e o PDT, José Esmeraldo, com possibilidade de subir para dois, com o deputado Alexandre Quintino. O Patriota, MDB, DC, Avante, Novo e PMN não apresentam nomes competitivos, segundo as análises atuais.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 4

Rogerio dos Santos Lopes em Quinta, 19 Mai 2022 10:54

com a atual bancada que tem, vcs dizserem que o Psb,só fará um deputado ou dois, é bricadeira, o Psb,fará 3 deputados, tranquilamente!!

com a atual bancada que tem, vcs dizserem que o Psb,só fará um deputado ou dois, é bricadeira, o Psb,fará 3 deputados, tranquilamente!!
Fabao.plk em Quinta, 19 Mai 2022 11:59

A análise do Século Diário já foi melhor, não tenho posicionamento a favor de ninguém, mas
1º deveriam começar a falar dos Deputados de mandato que deixarão suas vagas alçando voôs para BSB e posteriormente ver de uma forma mais abrangente mais nomes.
Está somente começando a partir de Agosto com as definições das chapas majoritárias e retorno para olhar a análise de vocês.
Até breve.

A análise do Século Diário já foi melhor, não tenho posicionamento a favor de ninguém, mas 1º deveriam começar a falar dos Deputados de mandato que deixarão suas vagas alçando voôs para BSB e posteriormente ver de uma forma mais abrangente mais nomes. Está somente começando a partir de Agosto com as definições das chapas majoritárias e retorno para olhar a análise de vocês. Até breve.
Renata martins em Sexta, 20 Mai 2022 14:51

Sei que nunca vi
Um vereador como denninho Silva
Trabalha muito
Honesto
Sempre a disposição
Venha meu candidato
Deputado

Sei que nunca vi Um vereador como denninho Silva Trabalha muito Honesto Sempre a disposição Venha meu candidato Deputado
Observador em Domingo, 22 Mai 2022 13:52

Fala que Lucas Scarramusa tem mais votos que Marcelo Santos é um pouco incoerente... Marcelo além de ser deputado, distribuiu emendas parlamentares nos municípios tem como grande aliado o prefeito de Cariacica, já lucas só tem linhares e mais nada...

Fala que Lucas Scarramusa tem mais votos que Marcelo Santos é um pouco incoerente... Marcelo além de ser deputado, distribuiu emendas parlamentares nos municípios tem como grande aliado o prefeito de Cariacica, já lucas só tem linhares e mais nada...
Visitante
Sexta, 24 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/