Sexta, 29 Março 2024

Proporcionalmente, Estado é o terceiro em número de ex-prefeitos na eleição deste ano

Proporcionalmente, Estado é o terceiro em número de ex-prefeitos na eleição deste ano

Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), publicado nesta segunda-feira (13), no jornal Valor Econômico, 60% dos candidatos na eleição deste ano já estiveram à frente de administrações municipais entre 1997 e 2008, e tentam retomar o poder na disputa de outubro próximo.



Minas Gerais é o estado com o maior número de ex-prefeitos na disputa, mas se avaliarmos proporcionalmente, pelo número de município em cada estado, o Espírito Santo, com 60 ex-prefeitos candidatos em um total de 78 colégios eleitorais, aparece em terceiro na corrida, com um percentual de 76,9%.



Só na região da Grande Vitória, apenas o município de Cariacica não entra neste perfil. Na Capital, o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) concorre à eleição  depois de dois mandatos à frente da prefeitura, entre 1997 e 2004.



Na Serra, o deputado federal Audifax Barcelos (PSB) tenta retomar à prefeitura. Ele foi o antecessor do atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e por ele foi antecedido por dois mandatos. Se vencer a disputa deste ano, Vidigal somará mais quatro anos aos 12 que já acumula à frente da prefeitura da Serra.



Em Vila Velha, o ex-prefeito Max Filho (PSDB) tenta voltar à prefeitura que comandou de 2000 a 2008. Em Viana, a deputada estadual Solange Lube (PMDB) tenta retornar à prefeitura depois de dois mandatos consecutivos entre 2000 e 2004. Em Fundão, a ex-prefeita Maria Dulce (PMDB) também tenta retomar o comando do município.



Já em Guarapari, que também compõe a Região Metropolitana, o prefeito Edson Magalhães (PPS) tentará o segundo mandato. Mas há uma insegurança jurídica no caso, já que ele assumiu a prefeitura quando vice do antecessor Antonico Gottardo. Neste caso, também estaria disputando um terceiro mandato. O caso aguarda julgamento da Justiça Eleitoral.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/