Segunda, 29 Abril 2024

Psol de Itapemirim rejeita aproximação entre ex-prefeito e Rede

thiago_pecanha_rede_itapemirim_redes_sociais Redes Sociais
André Peçanha, Laís Garcia, Thiago Peçanha e Macaciel Breda. Crédito: Redes Sociais

"Obrigado à Rede por fazer parte deste projeto. #DAQUIPRAFRENTE."

Foi com a frase acima como legenda que Thiago Peçanha (PSD), ex-prefeito de Itapemirim, cidade do litoral sul do Estado, postou em suas redes sociais, nessa segunda-feira (5), a foto de um encontro com os porta-vozes estaduais do partido Rede Sustentabilidade, Laís Garcia e Macaciel Breda, que também teve a presença de seu irmão, André Peçanha. A postagem sugere um apoio da Rede à pré-candidatura de Peçanha a prefeito, apesar de ele ter sido cassado do cargo em 2022 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ficando inelegível por oito anos.

Quem não gostou nada da notícia foi o diretório municipal do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), que forma uma federação com a Rede a nível nacional e já tem um pré-candidato a prefeito definido: Professor Jésus. Depois da publicação, o diretório soltou uma nota pública repudiando a aproximação.

"O Psol tem sua pré-candidatura já anunciada, junto ao seu projeto de desenvolvimento para o município de Itapemirim. Preferimos acreditar que esse apoio por parte da Rede seja apenas uma 'piada de péssimo gosto', visto que o ex-prefeito cassado por corrupção em três instâncias e atualmente inelegível compactua com ideias fascistas e de negacionistas", critica.

Mesmo com o impedimento judicial, Thiago Peçanha tem articulado sua candidatura e estaria inclusive tentando uma filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), do governador Renato Casagrande. Apesar disso, uma alternativa para o grupo do ex-prefeito seria apoiar o vereador e presidente da Câmara de Itapemirim, Paulinho da Graúna, que pretende sair do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para disputar o cargo de prefeito pelo Republicanos, com as bençãos do presidente estadual da sigla, o ex-deputado Erick Musso.

Quem também disputa o apoio do PSB e da Rede Sustentabilidade à sua pré-candidatura a prefeito de Itapemirim é Alex Wingler (Podemos), secretário de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim. Em dezembro passado, ele teve um encontro com a porta-voz da Rede em Itapemirim, Beatriz Delfino – sua subordinada na Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro - e com o presidente do PSB do município, Rodrigo Bolelli - secretário-executivo de Obras também na Prefeitura de Cachoeiro. Na ocasião, o Psol mais uma vez se manifestou contrariamente ao movimento da Rede.

Apesar dessas articulações, o atual prefeito de Itapemirim, Doutor Antônio (PP), conta com a simpatia de Renato Casagrande, por ter feito campanha pela reeleição do governador em 2022. Também se especula no município a possibilidade de o prefeito migrar para o Podemos, o que se chocaria com os planos de Alex Wingler.

Outros pré-candidatos

Outro pré-candidato a prefeito em Itapemirim é o dentista Geninho Bechara, que teve seu nome referendado em um evento do Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizado no último dia 23 de janeiro. Novato na política, apesar de ser sobrinho do ex-prefeito Jorge Bechara, já falecido, Geninho filiou-se ao PDT em dezembro de 2023, ganhando de imediato o apoio do Solidariedade. Ele afirma que já visita comunidades e mantém contatos com outras lideranças, a fim de garantir apoios.

Em 2022, o vice-prefeito da chapa cassada de Thiago Peçanha, Niltinho (PSDB), disputou as eleições suplementares, obtendo cerca de 460 votos. Concorreu ainda o prefeito interino, Zé Lima (PDT), que ficou em segundo lugar na votação, com 48,11% dos votos (12.539). Em 2020, Zé Lima havia sido eleito vereador e presidente da Câmara de Itapemirim, mas com a cassação do prefeito e do vice, assumiu as funções. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/