Sexta, 19 Agosto 2022

Quadro de estrelinhas ???elege??? 24 vereadores na Grande Vitória

 

 
 
A penúltima atualização do quadro de estrelinhas de Século Diário, concluída nesta quarta-feira (3), começa a definir as disputas às câmaras dos quatro maiores colégios eleitorais da Grande Vitória. O quadro indica que 24 candidatos já estão virtualmente eleitos.
 
A três dias das eleições, juntas, Vitória e Serra têm o maior número de “eleitos: 14 - sete em cada um dos municípios. Em Vitória, além de Zezito Maio (PMDB), Sérgio Sá (PSB) e Fabrício Gandini (PPS), que já haviam recebido a quinta estrela na semana passada, o jornal considera eleitos Neuzinha, Luiz Emanuel (ambos do PSDB), Ademar Rocha (PTdoB) e Davi Esmael (PSB).
 
A grande surpresa da coligação formada por PSB/PSD é Davi Esmael, filho de deputado estadual Esmael de Almeida (PMDB). Alçado por Esmael na carreira política, Davi herdou do pai, de saída, dois componentes decisivos para uma campanha vitoriosa: votos e dinheiro. O segundo se tornou um artigo raro na maioria das campanhas nesta eleição. 
 
Em época de vacas magras, a campanha milionária do candidato se diferenciou das demais. Além do dinheiro, Esmael conseguiu transferir boa parte do seu capital eleitoral para o filho. 
 
A surpreendente ascensão de Davi Esmael causou um problema para dois fortes candidatos desta coligação, que deve fazer de duas a três cadeiras. Na hipótese de fazer três, a terceira vaga será disputa, voto a voto, entre Serjão Magalhães (PSB) e Max da Mata (PSD), que buscam a reeleição. 
 
O clima acirrado entre os candidatos do PSD e PSB se repete em outras coligações. Entre as quatro câmaras, Vitória é a que oferece o menor número de cadeiras: 15. De acordo com o quatro de estrelinhas, os demais candidatos brigam agora por apenas oito assentos. 
 
Serra
 
Sete candidatos também estão virtualmente eleitos em Serra, que conta com o total de 23 cadeiras, ou seja, restam 16 em jogo. De acordo com as projeções de Século Diário, além dos quatro que já eram apontados como eleitos na última atualização, ganharam também a quinta estrela Luiz Carlos Moreira (PMDB), Neidia Maura Pimentel (PR) e Aécio Leite (PT). 
 
A coligação PPL/PR, que agora é liderada por Neidia, deve fazer 3 vereadores. Mais próximo da segunda vaga está o também republicano Gideão. Imediatamente abaixo, quatro candidatos brigam pela terceira e última vaga. São eles: Salvador, Edgás, Paulo Arnaldo e Jairo Granier, todos do PR. 
 
Já na coligação PT/PSB a briga ficou mais acirrada com a definição de um terceiro eleito: Aécio Leite (PT) – os socialistas Bruno Lamas e Antonio Boy do IINss já haviam recebido a quinta estrela. Se a coligação fizer cinco cadeiras, as duas restantes estão mais próximas de Gilmar (PT) e Gildo Gomes (PSB).
 
Vila Velha
 
Em Vila Velha algumas coligações estão perderam força nesta reta final e podem ter dificuldade de eleger apenas um candidato. É o caso do PMN/PV. Se a coligação confirmar uma cadeira, Arnaldinho Borgo (PMN) deve ser o mais votado. 
 
Outra coligação que enfrenta dificuldade é a do PDT/DEM, que deve fazer apenas um vereador. A vantagem sobre a coligação PMN/PV, é que a chapa pode receber uma boa quantia de votos de legenda, devido ao crescimento do candidato a prefeito do DEM, Rodney Miranda. 
 
Situação semelhante à do PT e PSDB. Os dois partidos também dependem dos votos de legenda para fazer pelo menos um assento. Entre as duas siglas, o PSDB leva vantagem, porque Max Filho deve puxar mais votos para a legenda que o candidato do PT João Batista do Babá, que continua isolado.
 
Da última atualização para cá, mais três candidatos conquistaram a quinta estrela em Vila Velha: Joel Rangel (PSB), Tenório Merlo (PTdoB) e Anderson de Oliveira Almeida, o Andinho (PMDB). Ao todo, cinco nomes estão definidos, restam ainda 12 cadeiras para completar as 17 da Câmara canela-verde. 
 
Na corrida pelas vagas em aberto, destaque para Heliosandro Matos (PTB) e Valdir do Restaurante (PTdoB), que disputam uma ou duas vagas na coligação que agora é encabeçada por Tenório Merlo.Fábio de Oliveira, também do PTdo B, ainda corre por fora com chances.
 
A disputa vilavelhense é dura também pelo fato de várias coligações terem chances de fazer um a dois assentos. Essa condicionante acaba acirrando ainda mais a disputa, porque os candidatos sabem que a segunda vaga, muitas vezes, não se confirma. Para evitar surpresas, é mais prudente que o candidato lute para se manter na ponta. 
 
É o caso, por exemplo, da coligação Abraça Vila Velha. Camilo (PSC) e Wanderson Pires (PSD) seguem rigorosamente empatados com quatro estrelas. Se a coligação eleger dois candidatos, os dois estão garantidos, mas se eleger apenas um... Sem contar o elemento surpresa. São aqueles candidatos que correm por fora e podem “atropelar” os favoritos na reta final. 
 
Situação idêntica enfrenta Paulo Asafe e Robson Batsita, ambos do PSDC. A coligação também deve fazer de um a dois candidatos e os dois seguem empatados com quatro estrelas. 
 
Cariacica
 
Na atualização desta quarta (3), três candidatos receberam a quinta estrela. São eles: Joel Perovano, Professora Gismeire, ambos do PSDB, e Messias Donato (PTdoB). Agora Cariacica, segundo as projeções de Século Diário, tem cinco eleitos. Os demais candidatos brigam por 14 vagas no total de 19 da Câmara cariaciquense. 
 
Destaque para disputa travada na coligação Cariacica Mais Forte, que agora é liderada por Gismeire e Perovano. No andar de baixo, Ilma (PSDB) e os peemedebistas Marcos Senna e Antonio Lemos brigam por duas vagas, caso a coligação faça quatro. Na briga ainda aparecem, um pouco mais distante, Odilon da Farmácia e Luiz Trancoso, ambos do PMDB. 
 
A última atualização do quadro de estrelinhas para vereador vai ao ar na manhã de sexta-feira (3). Mesmo dia em que publicaremos as cotações finais dos candidatos a prefeito dos 78 municípios capixabas. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/