O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou o recurso impetrado pela defesa da campanha do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), concedendo direito de resposta às acusações de descaso com a educação, divulgadas no programa do governador Renato Casagrande, que foi ao ar na semana passada. O peemedebista terá direito a um minuto no programa do PSB que vai ao ar nesta quarta-feira (10).
Hartung havia conseguido uma liminar na última sexta-feira (5) garantindo o direito de resposta, concedida pelo Helimar Pinto. No domingo (7), o juiz eleitoral de plantão Júlio Cesar Costa de Oliveira, revogou a liminar. A defesa de Hartung recorreu então ao TRE e o assunto foi ao plenário na tarde desta terça-feira (9).
O ex-governador alegou no recurso que em seu programa eleitoral a campanha de Casagrande utilizou imagens “sabidamente inverídicas”, ao mostrar casebres, no município de Linhares, norte do Estado, que seriam utilizadas como salas de aula, durante o governo passado. As imagens eram acompanhadas da locução que perguntava: “Vale a pena abraçar esse passado de novo?”, uma alusão ao slogan de campanha do peemedebista.
A revogação da liminar, no domingo, se deu porque o juiz acatou a argumentação da defesa socialista de que o direito de resposta não deveria ser concedido por meio de liminar. O pleno entendeu que neste caso deveria prevalecer a decisão inicial. O TRE agora tem 72 horas para analisar o mérito da questão e a relatoria está a cargo do desembargador Sérgio Gama.