Sexta, 19 Abril 2024

TRE proíbe atos políticos com aglomerações para conter avanço da Covid-19

samuelmeira_tre_TJES TJES
Está proibida a realização de atos presencias de campanha eleitoral causadores de aglomeração, por decisão do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Samuel Meira Brasil Júnior, que atende, assim, à solicitação do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. Na última sexta-feira (30), ele apontou "comportamentos inadequados" de políticos, que contribuem para o aumento de casos da Covid-19 no Estado.

"Os partidos e coligações, por seus representantes, bem como os candidatos, deverão adotar as medidas necessárias para que os atos de propaganda e de campanha em geral atendam integralmente às recomendações estabelecidas pelas autoridades sanitárias", diz a decisão do TRE, assinada nesta terça-feira (3).

O texto destaca as "determinações constantes na Nota Técnica Covid-19 Nº 83/2020 – Sesa/SSVS/GEVS/NEVS, emitida em 19.10.2020, de forma a minimizar ou prevenir o risco de transmissão do Covid-19, em especial quanto ao uso de máscaras, ao distanciamento social e ao limite de público por evento previsto nos regulamentos das autoridades sanitárias estadual ou federal". 

Ficam proibidos, diz o comunicado oficial da Justiça eleitoral, os atos presenciais relacionados à campanha Eleitoral 2020 causadores de aglomeração, que estejam em desacordo com esta Resolução Administrativa, ainda que em espaços abertos, semi-abertos ou no formato drive-in, devendo ser estritamente observadas as orientações.

O texto ressalta a "não realização de atividades presenciais, tais como comícios, confraternizações, bandeiraços, passeatas, caminhadas e similares, nos municípios do Estado do Espírito Santo que estiverem enquadrados nas classificações de risco alto e de risco moderado, conforme definido por ato do secretário de Estado da Saúde; e o distanciamento físico de 1,5m entre as pessoas em atos e eventos de propaganda eleitoral presencial".  Hoje, porém, só Ecoporanga se enquadra em risco moderado no Espírito Santo, com os demais 77 municípios considerados risco baixo.

A Resolução Administrativa recomenda que deve ser evitada a distribuição de material impresso, e, quando realizada, as pessoas envolvidas devem usar máscaras e protetor Face Shield e dispor de álcool em gel 70% para realizar constantemente a higiene das mãos. Do mesmo modo, o contato físico entre as pessoas é desaconselhado.


A solicitação do secretário Nésio foi feita após registro de aglomerações em atividades de campanha e de políticos testarem positivos para a Covid-19. Em Vitória, estão afastados o prefeito Luciano Rezende (Cidadania), seu candidato a prefeito, Fabrício Gandini (Cidadania), e o vice da coligação, Natan Medeiros (PSL). A campanha de Gandini realizou um evento com duas mil pessoas, há uma semana. O deputado federal Felipe Rigoni (PSB), que esteve no local, também foi infectado nos últimos dias.

Além deles, os vereadores candidatos à reeleição, Leonil (Cidadania), Denninho (Cidadania) e Dalto Neves (PDT), estão doentes, os dois primeiros internados.

Em Vila Velha, testaram positivo o prefeito Max Filho (PSDB) e o concorrente Neucimar Fraga (PSD) e seu vice, Ricardo Chiabai (Cidadania). Já em Cariacica, está com Covid-19 o candidato a prefeito Subtenente Assis (PTB) e o ex-deputado Sandro Locutor (Pros) ficou internado por dez dias.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/