Sexta, 26 Abril 2024

TRE/ES realiza sorteio de urnas eletrônicas que serão auditadas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/ES), desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça, vai sortear, na manhã deste sábado (6), as duas urnas eletrônicas que vão passar por processo de auditoria no dia das eleições municipais, marcada para este domingo (7). Além das duas urnas, serão sorteadas outras para permanecerem lacradas nos respectivos cartórios, para fins de eventual auditoria, no futuro.  



De acordo com informações do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), a medida atende a uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que disciplina o sorteio das urnas para auditoria. Pela norma, uma das urnas sorteadas deverá ser obrigatoriamente da Capital.  



O presidente do TRE/ES convocou representantes do Ministério Público Eleitoral (MPE), da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos e entidades para participarem do sorteio, que será realizado na sede do Tribunal, em Vitória. Segundo os termos do Edital TRE/ES nº 23/2012, os juízes eleitorais das zonas sorteadas deverão encaminhar as urnas do sorteio da Votação Paralela para a Comissão de Votação Paralela das Eleições 2012.




A votação paralela é um procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para confirmar a segurança da urna eletrônica. Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna. 



Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. Todos esses passos são filmados. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/