Terça, 23 Abril 2024

Câmara de Guarapari cria CPI para apurar mortes de bebês no Hospital São Judas Tadeu

A morte de sete dos nove bebês em pouco mais de 40 dias no Hospital São Judas Tadeu será investigada por uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Guarapari. A resolução nº 002/13 foi publicada nesta terça-feira (11), no Diário Oficial dos Poderes do Estado. 

 
Segundo a Resolução, a investigação terá que ser feita no prazo de 90 dias. Fazem parte da Comissão os vereadores Manoel Ferreira (PT), Jorge Gonçalves (PP) e Oziel Pereira de Souza (PPS). A CPI irá investigar as mortes registradas entre 08 de janeiro e 20 de fevereiro. As duas outras mortes registradas após este período não são citadas pela resolução. 
 
O hospital, que está interditado desde o dia 22 de fevereiro, está proibido de receber novos pacientes. As mães dos bebês que morreram acusam o hospital de negligência.
 
Para voltar a funcionar, segundo o relatório da Vigilância Sanitária Estadual, divulgado no último dia 7, o hospital terá que realizar imediatamente melhorias no que diz respeito à esterilização de materiais médico-hospitalares e instrumentais cirúrgicos (a Instituição não conta com Centro de Materiais Esterilizados – CME); adequações na produção e fornecimento da alimentação hospitalar, bem como no setor de lavanderia; e, por fim, apresente escala de médicos e enfermeiros 24 horas por dia, que não existe.
 
Ainda sim, as investigações iniciadas pelo Ministério Público Estadual (MPES) e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) serão mantidas.   Se confirmada a hipótese de negligência médica, o MPES irá pedir a condenação dos responsáveis à Justiça.

 
Em auditoria realizada no ano passado pelo Ministério da Saúde foram encontradas diversas irregularidades no hospital, como a falsificação de prontuários, fraudes ao SUS, erros de cobrança de procedimentos e falta de alvará sanitário no Hospital São Judas Tadeu.   

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/