Quarta, 24 Abril 2024

No Estado, 20% dos vacinados não compareceram para a segunda dose

fila_vacinacao_ag_saude_df Agência de Saúde/DF

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) apontam que, até agora, 20% das pessoas vacinadas contra a Covid-19 não retornaram para tomar a segunda dose, o que corresponde a 123,5 mil dentro do universo de 617,6 mil que receberam a primeira no Espírito Santo. Os números foram obtidos por meio de monitoramento diário das informações fornecidas pelos municípios por meio do sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o e-SUS Notifica.

A Sesa afirma que o Programa Estadual de Imunização tem orientado os municípios a fazer busca ativa junto a este público, para que a vacinação seja concluída. O infectologista e professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Crispim Cerutti Júnior, acredita que o número apontado pela Sesa não compromete o processo de imunização no Espírito Santo.

Para ele, é preciso que a secretaria identifique quem são as pessoas que não tomaram a segunda dose e procure saber os motivos. De acordo com o infectologista, pode acontecer de elas terem tido, por exemplo, dificuldade para agendamento. "É difícil acreditar que as pessoas que receberam a primeira dose de uma vacina tão esperada não querem mais, a ponto de deixar de comparecer para receber a segunda", afirma.

Em todo o Brasil, segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado pela Folha de S.Paulo, 1,5 milhão não completou o esquema vacinal. Para chegar a esse número, o governo federal levou em consideração os prazos estipulados para retorno de cada uma das vacinas, que é de 28 dias para a Coronavac e 84 para Astrazeneca.

Entretanto, um levantamento feito pela Folha mostra um número bem menor se comparado ao que foi apresentado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o jornal, foram cerca de 500 mil, o que corresponde a 14,13% dos que receberam a Coronavac. Ao contrário do Ministério da Saúde, a Folha não contabilizou as pessoas vacinadas com Astrazeneca, pois, como o intervalo entre doses dessa última é maior, a taxa de abandono será levantada somente no final de abril.

O veículo de comunicação levou em consideração, ainda, além dos 28 dias previstos para a segunda inoculação, um intervalo de tolerância de até 15 dias de atraso para completar a imunização, totalizando 43 dias. Já o Ministério da Saúde considerou rigidamente a data prevista de aplicação e observou quem cumpriu os 28 dias.

Vacinação no Espírito Santo

O Espírito Santo, conforme apontam os dados disponibilizados no Painel Covid, recebeu 868,9 mil doses de vacina, sendo 617, 6 mil aplicadas em primeira dose e 241,2 mil em segunda. Já foram 100% imunizadas em ambas as doses, pessoas com deficiência que moram em residências inclusivas; idosos que habitam instituições de longa permanência; indígenas; e idosos acima de 90 anos.

Foram 100% imunizados na primeira dose, mas ainda não 100% na segunda, idosos entre 85 e 89 anos; de 80 a 84; de 75 a 79; de 70 a 74; e trabalhadores da saúde, sendo que neste último grupo falta apenas 1% das pessoas serem vacinadas para alcançar a taxa de 100% de imunização na segunda dose.

Alguns grupos foram 100% imunizados na primeira dose, mas não iniciaram a imunização na segunda. São eles: forças de segurança; quilombolas; e idosos de 65 a 69 anos. No caso dos idosos de 60 a 64 anos, 31% deles receberam a primeira dose.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 2

Rodrigo em Sexta, 16 Abril 2021 20:25

E como consegue marcar ? o site da prefeitura de Vitória, informa inicio da vacinação tal horario, e no mesmo horario em ponto ja estão indisponíveis.

E como consegue marcar ? o site da prefeitura de Vitória, informa inicio da vacinação tal horario, e no mesmo horario em ponto ja estão indisponíveis.
agora nao conseguimos fazer o agendamento? a pessoa responsavel da portaria do tartarugao falou que seria as 16.00 horas ate agora nada de abrir . em Sexta, 23 Abril 2021 16:15

boa tarde ate

boa tarde ate
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/