Sexta, 26 Abril 2024

ES tem 37 municípios em risco extremo, 39 em risco alto e apenas 2 em moderado

49_mapa_de_risco

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou nesta sexta-feira (2) algumas ações de flexibilização das medidas restritivas, que começarão a ser colocadas em prática a partir da próxima segunda-feira (5). As ações variam de acordo com a classificação das cidades no Mapa de Risco, que conta com 37 municípios em risco extremo, 39 em alto e dois em moderado, não havendo nenhum em risco baixo. O novo Mapa irá vigorar durante 14 dias, ou seja, até o 18 de abril.

Nas cidades de risco moderado, que são Conceição da Barra, no norte; e Ibitirama, na região do Caparaó; o comércio funcionará normalmente de segunda a sábado. Bares e restaurantes até às 22h, de segunda a sábado, e até ás 16h, aos domingos. Estão proibidas somente atividades que geram aglomeração, como eventos.

 Em meio às cidades de risco alto estão municípios como os da região serrana, como Domingos Martins, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. Nessas localidades, todos os estabelecimentos comerciais e de serviços poderão funcionar nos dias de semana das 10h às 18h e aos sábados até 16h.

Galerias e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 18h. Shopping centers poderão funcionar das 10h às 20h. É proibido o funcionamento aos domingos e feriados. O número de alunos simultâneos em academias de ginástica foi ampliado para vinte, mediante agendamento, desde que respeitada a proporção de um aluno a cada 15 metros quadrados de área do local. Ficam liberadas as atividades educacionais de forma presencial.

Os restaurantes poderão funcionar com atendimento ao público das 10h às 16h, sendo permitido o funcionamento somente por delivery fora desse horário. As lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas podem funcionar no mesmo horário dos restaurantes, mas é vedado o consumo presencial nestes estabelecimentos. Bares seguem com funcionamento suspenso.
Entre os municípios de risco extremo estão os quatro mais populosos da região metropolitana, bem como Viana e Guarapari, além de cidades polo do interior, como Linhares, Colatina e Cachoeiro do Itapemirim. Neles, os restaurantes, estabelecimentos comerciais e de serviços poderão atender o público de quarta a sexta-feira das 10h às 18h. Nestes dias, Galerias e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 18h. Shopping centers poderão funcionar das 10h às 20h. Os bares seguem com o atendimento ao público suspenso, podendo funcionar apenas pelo serviço de delivery.

Já as atividades e serviços classificados como essenciais pelo Decreto nº 4848-R podem funcionar até as 20h, mesmo nas cidades com essa classificação de risco. As atividades educacionais com a presença dos estudantes ficam suspensas, sendo permitidas as aulas remotas.

Transporte Coletivo

O transporte coletivo metropolitano retorna somente no dia 12 de abril, funcionando de 5h até às 22h. Entretanto, haverá escalonamento de passageiros no Sistema Transcol. Trabalhadores da indústria deverão acessar o ônibus até às 7h. Os do ramo de serviços, das 7h às 9h; os do comércio, das 9h às 11h.

O transporte coletivo da região metropolitana não poderá circular aos feriados e finais de semana, quando transportará apenas trabalhadores da saúde. O transporte intermunicipal funcionará com 50% de sua capacidade a partir da próxima segunda, também no horário de 5h às 22h. O interestadual, rodoviário e ferroviário, ainda não pode retornar, mantendo-se suspenso em todo o Estado.

Classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO EXTREMO: Água Doce do Norte, Águia Branca, Anchieta, Apiacá, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Conceição da Barra e Ibitirama.

Dados das últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas o Espírito Santo registrou 46 óbitos por Covid-19, totalizando 7.604 falecimentos em virtude da doença durante toda a pandemia. Também foram identificados 1.745 novos casos nas últimas 24h, chegando a 386.219 desde março de 2020. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 1

Dauri Correia da Silva em Sábado, 03 Abril 2021 15:41

#fiqueemcasa
#vacinaparatodosjá

#fiqueemcasa #vacinaparatodosjá
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/