Quinta, 28 Março 2024

Espírito Santo tem 12 municípios em risco baixo para Covid-19

mapa_covid_07_05 Divulgação
O Espírito Santo chegou ao 54º Mapa de Risco com nenhum município em risco extremo, 24 em alto, 42 em moderado e 12 em baixo. O Mapa foi anunciado nesta sexta-feira (7) pelo governador Renato Casagrande e passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (10) até o domingo (16). É a primeira vez, desde o 47º Mapa de Risco, divulgado em cinco de março, que o Espírito Santo registra municípios em risco baixo para a Covid-19..
Governo do Estado

O governador anunciou que a Taxa de Transmissão (RT) está abaixo de 1 no Estado. A de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 78,5%, o que alerta ainda ser alto.

A redução de óbitos, de acordo com ele, tem sido maior a cada Semana Epidemiológica (SE). Na última, aponta, foram 340 óbitos. Na penúltima, 459; antipenúltima, 479; e na anterior, 511. Na atual, que termina neste sábado (8), Casagrande acredita que serão menos de 340 óbitos, mantendo a redução. 

Em risco alto para Covid no novo Mapa estão as cidades de Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória. Com a mudança anunciada nesta sexta, as aulas presenciais podem retornar na educação infantil e fundamental I.

Classificadas como risco baixo, Águia Branca, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Muqui, São Roque do Canaã e Vila Pavão. Em risco alto estão Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Já em risco moderado, Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/