Sexta, 26 Abril 2024

'Estabilizamos, mas variante Delta preocupa', ressalta Casagrande

casagrande_3_heliofilho_secom Hélio Filho/Secom

Apesar de o Espírito Santo não registrar municípios em risco alto para Covid-19 e com apenas dois em risco moderado, que são Alto Rio Novo e Rio Bananal, noroeste e norte capixabas, o governador Renato Casagrande ressaltou, nesta sexta-feira (20), preocupação com a circulação da variante Delta. A afirmação foi feita no pronunciamento de apresentação do Mapa de Risco, cuja vigência começa na próxima segunda-feira (23) e termina em 29 de agosto. Nele, constam 76 cidades em risco baixo. 

Casagrande destacou que o Estado está "em um ambiente de mais tranquilidade", com baixa taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e média móvel de óbitos de 6,2 nos últimos 14 dias. Entretanto, alerta para o avanço da Delta em outras regiões do Sudeste, como Rio de Janeiro e São Paulo.

O governador afirmou ainda que, em países como Israel, onde cerca de 70% da população está vacinada com as duas doses, a circulação da Delta aumentou as taxas de contágio e óbito. Diante disso, voltou a reforçar a recomendação para que os capixabas não abandonem cuidados como o uso de máscara e não promovam aglomerações. "Nós ainda não chegamos ao final da pandemia. A cada dia surgem novas variantes", alerta.

Casagrande disse também que "agora é a hora da juventude", referindo-se à vacinação de pessoas a partir de 18 anos no Dia D contra a Covid, convocado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e que acontece neste sábado (21) em todos municípios capixabas, quando serão vacinadas pessoas dessa faixa etária. "Veja como o município está se organizando, se é por meio de mutirões, se é em ginásio. Se você tem 18 anos ou mais, procure se vacinar", orientou.

Novo Mapa de Risco

Os municípios capixabas em risco baixo para Covis-19 são: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.

O Mapa segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 1

Agmarcarioca amigo do mito em Sexta, 20 Agosto 2021 19:41

O es parece que nao tem secretario de saude,o governador vai ficar 4 anos falando em covid tanta coisa importante para resolver no estado,Sergio Meneguelli vem ai o melhor politico capixaba

O es parece que nao tem secretario de saude,o governador vai ficar 4 anos falando em covid tanta coisa importante para resolver no estado,Sergio Meneguelli vem ai o melhor politico capixaba
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/