Também são aguardados para esta semana o envio de 72,5 mil doses da AstraZeneca e de outro lote da Coronavac
Para esta semana, também são aguardados o envio de 72,5 mil doses da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford) pelo Ministério da Saúde e de um lote da Coronavac (Butantam) ainda nesta sexta-feira (11).
A distribuição da Pfizer será para região metropolitana e às regionais de Saúde Central, Norte e Sul. Já a data da nova remessa da AstraZeneca ainda será confirmada pelo Ministério da Saúde, como informa a secretaria estadual (Sesa).
O Ministério da Saúde divulgou, por meio do 21º Informe Técnico, o cronograma de entrega de doses contra a Covid-19 previstas para o mês de junho e julho. A previsão é de receber doses dos laboratórios fabricantes nos dias 11, 13, 16, 18, 20, 21, 23, 25 e 27 de junho, além de uma nova remessa em 2 de julho, totalizando 28 milhões doses a serem distribuídas para todo o País, entre Pfizer, Fiocruz e Coronavac. A data dos envios aos estados será divulgada posteriormente.
Ferroviários
Nesta terça-feira (8), o governo iniciou a vacinação dos trabalhadores do transporte ferroviário. Serão utilizadas doses de reserva técnica que o Estado recebe do Ministério da Saúde. Em ato simbólico no Palácio Anchieta com a presença do governador Renato Casagrande, cinco representantes da categoria foram vacinados – Kelly Daniella Guimarães Pereira, Fábio Alexandre Amorim, Elicarlos da Luz Rabello, Virginia dos Reis AJve e Sandro Silva Anders.
Para este primeiro momento, em pactuação entre Estado e município, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a antecipação da imunização da categoria será destinada aos ferroviários que atuam no transporte de passageiros coletivos. Para os demais trabalhadores do transporte ferroviário, a vacinação terá início junto às definições do Plano Nacional.
A vacinação dessa categoria será realizada no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica. As doses serão encaminhadas ao município até o final desta semana. Atualmente, o Estado possui aproximadamente 250 ferroviários que transportam passageiros.