Terça, 30 Abril 2024

Greve dos trabalhadores do Hospital das Clínicas é retomada nesta quarta

greve_ebserh_FotoDivulga_20220928-130104_1 Divulgação

Os trabalhadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), o Hospital das Clínicas, deram início a uma greve nesta quarta-feira (28). O intuito é pressionar para que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) aceite discutir, no dissídio que protocolou no Tribunal Superior do Trabalho (TST), somente a questão econômica. Além das cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a empresa quer discutir também as sociais, mas os trabalhadores são contra.

Divulgação

Há exatamente uma semana, os funcionários da Ebserh deram início a uma greve que durou 24h. Eles chegaram a cogitar a possibilidade de nova deflagração nessa segunda-feira (26), mas descartaram em virtude da petição protocolada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) em resposta à ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, que solicitou posicionamento da categoria sobre a proposta da Ebserh de discutir tanto a questão econômica quanto a social.

Por causa disso, os trabalhadores resolveram aguardar o andamento do dissídio. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Espírito Santo (Sindsep-ES), Carlos Alberto Chácara Barbosa, informa que somente em Vitória, Dourados (MT) e Maceió (AL), a greve, que é nacional, foi suspensa, sendo retomada agora nas duas primeiras cidades. De acordo com ele, o movimento grevista irá prosseguir até que a Ebserh aceite discutir somente as cláusulas econômicas.

Carlos Alberto informa ainda que 60% dos trabalhadores do Hucam não estão em greve, para que sejam garantidos os serviços essenciais. A Ebserh quer retirar cláusulas do Acordo Coletivo, como o direito de o trabalhador pagar plano de saúde para um dependente, mesmo que não tenha aderido ao plano. O dirigente sindical afirma que, muitas vezes, a pessoa não tem condição de pagar para ambos, por isso, prioriza o dependente. Outra cláusula que a empresa quer retirar da convenção é a que garante licença para acompanhamento dos filhos ao médico.

A database da categoria é em março, mas as negociações não avançaram, devido ao impasse entre a Ebserh e os trabalhadores, que acreditam que se não houver reposição das perdas salariais, essas poderão superar 30% em março de 2023, devido à inflação. A categoria reivindica reposição dos últimos três anos, que somam mais de 25%.

Chega ao fim a greve dos funcionários do Hospital das Clínicas

Dissídio no TST irá julgar questões social e econômica. Trabalhadores propõem que questão social não seja julgada
https://www.seculodiario.com.br/saude/chega-ao-fim-a-greve-dos-funcionarios-do-hospital-das-clinicas

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/