Domingo, 05 Mai 2024

Itaguaçu passa a contar com cobertura dos serviços do Samu

Os moradores de Itaguaçu, na região serrana do Estado, passam a ser cobertos pelo Samu 192. O serviço, até então não existente no município, foi entregue nessa quinta-feira (16), com a inauguração da base que abrigará a ambulância de suporte básico e os profissionais. 
 
O serviço terá abrangência sobre os 14.844 habitantes do município e contará com quatro técnicos em enfermagem e quatro condutores trabalhando em turnos de 24 horas por dia para atender os casos de risco à vida. 
 
O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, visitou a base, localizada no Hospital Nossa Senhora da Boa Família, no Centro de Itaguaçu. Marino enfatizou que o Samu 192 é uma união de forças, pois conta com recursos do governo federal, que doa as ambulâncias; da administração municipal, que oferece a estrutura física para a implantação da base e faz a manutenção do local; e do governo do Estado, que entra com o custeio e a coordenação do serviço. 
 
Para o secretário municipal de saúde, José Carlos Canciglieri, a instalação da base do Samu 192 em Itaguaçu representa um ganho social. “Eu tenho certeza de que este equipamento veio para salvar vidas. Acredito que seja um ganho social para o município porque vida humana não tem preço”, falou.
 
Tadeu Marino aproveitou para informar o governo comprou um helicóptero que entrará em operação até dezembro e será de uso exclusivo desse serviço.
 
A implantação do Samu 192 no interior capixaba faz parte do projeto de expansão do serviço. Até o final do ano, 10 cidades serão contempladas: Afonso Cláudio, Brejetuba, Ibatiba, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Conceição do Castelo, Itarana e Laranja da Terra. Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa já foram beneficiadas em setembro. 
 
A frota do Samu 192 será reforçada em Cariacica, com a chegada de outra ambulância. Além disso, Domingos Martins, na região serrana, que já está na área de cobertura do serviço, ganhará uma base com unidade própria. O mesmo já foi feito em Piúma, no sul do Estado.
 
O investimento na expansão é de R$ 1,1 milhão em recursos estaduais, beneficiando uma população aproximada de 200 mil habitantes. Todas as 13 ambulâncias novas são doações feitas pelo Ministério da Saúde. Deste total, 11 são veículos de suporte básico e dois de suporte avançado (Domingos Martins e Santa Teresa).
 
Hoje, o Samu 192 está presente em 14 municípios: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari, Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Piúma, Anchieta, além de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. Assim que a expansão for concluída, 22 municípios capixabas terão pelo menos uma ambulância e a frota será ampliada de 27 para 37 veículos, como informa o governo do Estado.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/