Sexta, 26 Abril 2024

​Lote de 123 mil doses da AstraZeneca é distribuído aos municípios capixabas

vacinas_astrazeneca_MS MS
O Espírito Santo recebeu, na manhã desta quarta-feira (2), uma nova remessa do Ministério da Saúde com 123 mil doses da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz). As doses são distribuídas aos municípios da Região Metropolitana e às regionais de Saúde Norte, Sul e Central, ao longo desta tarde, para garantir, principalmente, a vacinação da população de 55 a 59 anos. O governo convocou as prefeituras, nessa terça-feira (1), para que realizem mutirões de vacinação no feriado.

O Estado trabalha com a estimativa de que serão contempladas nessa faixa etária 300 mil pessoas. Esses dados ainda estão sendo aperfeiçoados, considerando que, nas idades de 55 a 59 anos, muitas pessoas já vacinaram por pertencerem a grupos prioritários anteriormente iniciados.

O Ministério da Saúde não informou os números por escalonamento de idades, mas entre o grupo de 18 a 59 anos da população geral no Espírito Santo, aponta o total de 1,4 milhão de capixabas.

Com as vacinas da AstraZeneca, o Estado também dará continuidade aos trabalhadores da educação; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; de pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; funcionários do sistema prisional; trabalhadores portuários e aeroportuários; e gestantes e puérperas. Além disso, complementará os trabalhadores da saúde e de idosos de 60 a 64 anos.

O Estado ainda receberá, na tarde desta quinta-feira (3), uma nova remessa com 12,8 mil doses da Pfizer/BioNTech. A distribuição aos 78 municípios capixabas acontecerá na próxima segunda-feira (7), destinada à continuidade da vacinação de gestantes e puérperas, portuários e aeroportuários.

Novos grupos

Na tarde desta quarta, nas redes sociais, o governador Renato Casagrande, anunciou que o Estado iniciará, na próxima semana, a imunização dos profissionais do Sistema Único de Assistêcia Social - SUAS e dos trabalhadores do transporte ferroviário.

Coronavac

Com o recebimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, produtor da vacina Coronavac no Brasil, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) aguarda o posicionamento do Ministério da Saúde em relação ao retorno da distribuição das doses para complementação dos esquemas vacinais ainda em aberto.

Entretanto, apesar das 99,6 mil doses da Coronavac recebidas no dia 18 de maio — última remessa que o Ministério da Saúde encaminhou —, a estimativa é de que cerca de 51 mil capixabas aguardam para receber a segunda dose.

"Temos a expectativa de que, ao longo da próxima semana, deveremos começar a receber algumas doses da Coronavac, dentro da compra realizada pelo Ministério da Saúde. E que, até o dia 15 deste mês, devemos encerrar esse capítulo, que, com a chegada das novas doses, consigamos completar o esquema de vacinação da população pendente da segunda dose", informou o secretário.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/