Sábado, 27 Abril 2024

Mais 36 leitos para Covid-19 são entregues pelo governo do Estado

leitos_governoes_heliofilho_secom Hélio Filho/Secom

Nesta sexta-feira (5), foram entregues pelo governo do Estado mais 36 leitos para o enfrentamento à Covid-19. Desse total, 10 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 26 de enfermaria, que estarão disponíveis no Hospital Vitória, o antigo Hospital Praia do Canto. A entrega faz parte da segunda fase da política de expansão de leitos chamada "Leitos para Todos". Durante a entrega, o governador Renato Casagrande afirmou que a meta é chegar a 900 leitos de UTI até o final do mês de abril.

"Estamos fazendo esforços gigantescos para estarmos sempre um passo adiante do vírus. Muitos estados estão em colapso por falta de leitos. O Espírito Santo não é uma ilha e não estamos imunes a isso, mas vamos chegar a 900 leitos de UTI no final de abril. Somos o Estado com o maior número de leitos por habitante", afirmou.

Também nesta sexta, foi divulgado o 47º Mapa de Risco Covid-19, que começa a vigorar na próxima segunda-feira (8). Assim como no atual, que vai até este domingo (7), há somente um município em Risco Alto, que é Ibatiba, no Caparaó. Piúma, no sul, considerada de Risco Alto no mapa atual, a partir de segunda será de Risco Moderado, junto com outros 49 municípios. Vinte e sete cidades estão classificadas em Risco Baixo no novo Mapa.
Imagem: Sesa

Os municípios de Risco Moderado são Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Pancas, Pedro Canário, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Os de Risco Baixo são Alfredo Chaves, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São José do Calçado e São Mateus.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). 

Nas últimas 24 horas, o Espírito Santo registrou 1.562 novos casos de Covid-19 e 27 mortes. Durante a pandemia foram confirmados, até o momento, 332.890 casos, além de 6.526 mortes.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/