Sábado, 20 Abril 2024

Mapa Covid não registra nenhum município capixaba em risco extremo

renato_casagrande_4_helio_filho_secom Hélio Filho/Secom
O 53º Mapa de Risco da Covid-19, apresentado pelo governador Renato Casagrande nesta sexta-feira (30), não apresenta mais nenhum município em risco extremo no Espírito Santo. Já as cidades classificadas em risco alto são maioria, totalizando 56, e as de risco moderado, 22. Não há municípios em risco baixo. A nova classificação passa a valer a partir da próxima segunda-feira (3).

No mapa ainda em vigor, anunciado há uma semana, cinco cidades foram apontadas em risco extremo: Domingos Martins e Santa Teresa, na região serrana; Ecoporanga e Pedro Canário, no norte; e Mimoso do Sul, no sul, que agora passam a ser de risco alto. 

Os demais municípios em risco alto são Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

Os de risco moderado são Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Comércio no Dia das Mães

Durante o pronunciamento, o governador também anunciou que, a partir da próxima semana, em virtude do Dia das Mães, o comércio poderá abrir de segunda a sexta, das 10h às 21h; e aos sábados, das 8h às 18h. Casagrande também apresentou dados, como o da Taxa de Transmissão (RT), que, de acordo com ele, está em 0,68. "Depois de dois meses, conseguimos chegar a uma Taxa de Transmissão abaixo de um, ou seja, cada 100 pessoas contagiam 68", explica.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 85%. De acordo com o governador, nesta sexta foram entregues 30 novos leitos para tratamento de Covid-19 em um anexo construído no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. São 15 leitos de UTI e 25 de enfermaria. Segundo Casagrande, antes da pandemia havia 350 leitos de UTI no Espírito Santo para todas as enfermidades. Agora, são 1.082 com foco no tratamento de Covid-19.

Matriz de Risco

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/