Sexta, 29 Março 2024

‘O ano é novo, mas os cuidados são os mesmos’, alerta governador

casagrande_helio_filho_secom Hélio Filho/Secom

"É um ano novo, mas a necessidade de cuidados e de disciplina é a mesma". O alerta, em relação ao novo momento de crescimento da pandemia de Covid-19, foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) em seu último pronunciamento de 2020 nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (30). 

"Vamos começar um novo ano com os mesmos pedidos, o mesmo apelo, os mesmos cuidados. Vamos tratar praticamente todo o ano de 2021 sobre essas medidas", reforçou, referindo-se à responsabilidade de cada cidadão com o distanciamento social, o uso de máscara, a higienização das mãos, a não-aglomeração e o isolamento em caso de sintomas. 

"Não podemos nos cansar. Não temos o direito de dizer que estamos cansados de cumprir os protocolos. Se fizermos isso, colocamos em risco a nossa vida, a vida de pessoas que gostamos ou mesmo a de pessoas que nem conhecemos". 

Vacinação em fevereiro

A perspectiva, disse, é que os primeiros lotes da vacina comecem a chegar em fevereiro, para os profissionais de saúde, a quem Casagrande fez um agradecimento especial, juntamente a outros profissionais da linha de frente, que são os da segurança pública, de educação e de serviços essenciais. "A gente tem que fazer o nosso agradecimento pela forma solidária com que estão atuando. Eu como governador faço meu agradecimento a vocês neste momento".

O Espírito Santo está preparado para a vacinação, afirmou o governador. "Compramos tudo o que era necessário para, junto com os municípios, fazer o trabalho de chegada da vacina até as pessoas. Esperamos que o governo possa coordenar esse trabalho com a nossa ajuda, dos governos estaduais e municipais".

Mas, sublinhou, os protocolos devem ser mantidos ao longo de todo o ano de 2021, porque o processo de implantação do plano de vacinação demora meses. "Se não tivermos cuidado, janeiro, fevereiro e março serão três meses muito perigosos, porque a vacina ainda não terá surtido efeito para muita gente e se não reduzirmos a transmissão do vírus, vamos passar por momentos de muita tristeza. A cada vida que se perde e podia ser salva, a tristeza domina o coração da gente".

Novo crescimento

A pandemia, reiterou, voltou a crescer no Espírito Santo. "Chegamos agora de novo numa fase crescente do número de pessoas contagiadas", disse, informando que a média nos últimos 14 dias agora já é de 1,7 mil casos novos por dia, maior que a média na primeira fase da doença.

A média de óbitos ainda é menor, mas também é crescente. "Chegamos na primeira fase a 36 óbitos por dia na média de 14 dias, caímos para nove óbitos por dia, e agora já voltamos a 27 óbitos por dia, dados de ontem [29]". 

A demanda hospitalar também cresce. Dos leitos potenciais, que são 715, 70% estão ocupados. Dos disponíveis, a ocupação já é de 80%. "Estamos num processo de abertura de leitos, queremos chegar a 900 leitos de UTI disponibilizados para atendimento de Covid-19. Vamos chegar ao final de janeiro com 800 a 850 leitos, mas isso tudo tem um limite", advertiu.

Devido à robusta ampliação de leitos, o Espírito Santo conseguiu atender a todas as pessoas que necessitaram de atendimento hospitalar. "Tivemos capacidade de fazer investimentos, aumentar o número de leitos de enfermaria e de UTI [Unidades de Tratamento Intensivo ] no Espírito Santo. Vimos países desenvolvidos, estados no Brasil, que não conseguiram atender a todo mundo, e nós aqui conseguimos", destacou.

O atual novo aumento da pandemia, informou Casagrande, é mais grave no interior. "Na região metropolitana também há crescimento, mas no interior a média de óbitos é maior". 

Reunião com prefeituras

Na próxima terça-feira (5), o governador estará reunido com um grupo de prefeitos que venceram as eleições e os seus respectivos gestores de saúde. Nessa primeira reunião, foram convidados os gestores de 16 municípios onde o fluxo de pessoas é maior nesse momento: na Grande Vitória e no litoral. Posteriormente, serão convidados os representantes dos demais 62 municípios.

Ambas serão virtuais e com participação do Ministério Público e da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). Na pauta, a apresentação da Matriz de Risco e do Mapa de Risco por ela gerada. "Porque na hora que o prefeito conhece esse conjunto de indicadores que produzem a classificação do risco de cada município, ele pode atuar diretamente para reduzir a transmissão de vírus no município", salientou Casagrande.

Turistas, só venham com segurança

O final de ano, lembrou, é um momento de grande fluxo de pessoas no Espírito Santo. "Queremos receber muito bem as pessoas, mas só venham pra cá se tiverem um lugar seguro. Se não, por favor não venham, porque senão colocarão a vida de vocês e a de outras pessoas em risco. Evitem aglomeração, por favor. É na aglomeração, especialmente em ambiente fechado, que o vírus consegue se transmitir com muita facilidade", orientou. "Todos são muito bem-vindos, mas só venham se tiverem de fato um lugar seguro para vocês curtirem, descansarem e se protegerem e protegerem a vida de outras pessoas", ratificou.

Essa virada de ano para 2021, disse, "não é uma virada para ter festa, fogos, espetáculos pirotécnicos, show". "É um momento diferente de outros que já vivenciamos. Sempre gostamos muito da interação e confraternização, mas agora apenas se confraternizem com quem vocês conhecem, com a família que já convivem no dia a dia, com quem vocês sabem que não tem risco", rogou. "Ninguém de nós vivenciou uma virada de ano, um verão como este. Por isso a gente tem que ter um comportamento diferente. Já passamos de cinco mil pessoas que perderam a vida", explanou.

"Que a gente tenha um ano de muita paz, saúde e cautela, responsabilidade, empatia, resistência e resiliência que precisamos de ter", rogou.

Painel Covid-19

O Painel Covid-19 confirmou, nesta quarta-feira (30), 2.676 novos casos e 35 óbitos decorrentes da doença, chegando a 246.927 e 5.066 no total, respectivamente.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/