Sexta, 26 Abril 2024

'A pandemia não acabou', adverte Casagrande ao apresentar Mapa de Risco

mapa_de_risco_66 Divulgação

A pandemia não acabou e a variante Delta é motivo de grande preocupação. O alerta foi ressaltado pelo governador Renato Casagrande em pronunciamento nesta sexta-feira (30), ao apresentar o 66º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (2) e o domingo seguinte (8). 

Dos 78 municípios capixabas, 73 estão classificados em risco baixo e apenas cinco em risco moderado, não havendo municípios em risco alto (veja relação completa abaixo).

"Estamos com a menor taxa de transmissão (Rt) desde início da pandemia, abaixo de 0,6", destacou Casagrande, ressaltando que o indicador está melhor na Grande Vitória que no interior, onde o Rt está apenas um pouco abaixo de 1.

A positividade – percentual de testes positivos em relação ao total realizado diariamente – também está caindo, salientou, devido ao aumento do número de exames realizados.

Outro indicador de redução da gravidade da pandemia é a taxa de óbitos, hoje entre 9% e 10% e ainda reduzindo, bem como a taxa de ocupação de leitos hospitalares. "O que não quer dizer que a pandemia tenha acabado. A variante Delta está no Estado e é motivo de muita preocupação. Ainda perdemos quase dez pessoas por dia!", destacou.

Diante do quadro atual, o governador voltou a pedir que a população colabore. Mais de 20% da população capixaba já está totalmente imunizada, mas é preciso avançar. "Quando chegar a sua hora de ser imunizado, se vacine! Nosso comportamento individual salva vidas".

Classificação dos municípios

Risco baixo: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Risco moderado: Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Rio Novo do Sul e Santa Teresa.

Painel Covid-19

O Painel Covid-19 desta sexta-feira somou um total de 11,8 mil óbitos e 542,6 mil testes positivos para a doença, além de 520,2 mil pessoas curadas. Dos 685 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) efetivamente dedicados com exclusividade aos pacientes com Covid-19; a taxa de ocupação é de 46,28% e, quando considerados os 1.098 leitos potencialmente disponíveis, de 30,93%.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/