Quarta, 15 Mai 2024

Profissionais da saúde de Vila Velha realizam marcha contra a privatização do PA da Glória

Os profissionais da saúde de Vila Velha realizaram um protesto na tarde desta sexta-feira (20) contra a privatização do Pronto Atendimento (PA) da Glória. Os trabalhadores  realizaram uma marcha na Avenida Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica, que passa em frente à prefeitura do município. A manifestação seguiu até o início da noite desta sexta. 
 
O ato tem o apoio do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-17) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP-16). Os organizadores do protesto denunciam que a qualidade do serviço oferecido à população caiu desde que a unidade foi privatizada. Inicialmente, a gestão do PA foi entregue ao Instituto Americano de Pesquisa, Medicina e Saúde Pública (Iapemesp), que receberia R$ 95 milhões para cumprir 60 meses de contrato. 
 
A gestão do Iapemesp foi tão desastrosa, que antes mesmo da instituição completar o primeiro ano de administração, o contrato celebrado em março de 2014 precisou ser rescendido pela prefeitura. 
 
Após a rescisão do contrato, a prefeitura convocou a segunda colocada no certame. O Instituto Meridional assumiu o Pronto Atendimento da Glória – UPA 24 horas, no último dia 11. 
 
Apesar do curto período de gestão, os profissionais de saúde acreditam que o Meridional não irá resolver os problemas da unidade. Os manifestantes são contrários à privatização da saúde, independente da empresa. 
 
Em julho de 2014 o Ministério Público Estadual (MPES) e o Ministério Público de Contas (MPC) já haviam entrado com uma ação judicial pedindo a suspensão do contrato por considerá-lo ilegal. Além disso, apontavam que a concorrência continha inúmeras nulidades, exigindo que o município retomasse a gestão da unidade respeitando as normas constitucionais.
 
Além do ato contra a privatização do PA da Glória, o protesto organizado pelo Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública também reivindica a ampliação da cobertura da Estratégia em Saúde da Família, a criação do Caps II, e a valorização dos servidores da saúde de Vila Velha. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/