Sábado, 20 Abril 2024

Testagem para Covid-19 será intensificada no Estado em dezembro

nesio_reblin_CreditosSesa Sesa

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário Luiz Carlos Reblin informaram, nesta segunda-feira (30), que em dezembro serão colocadas em prática cinco estratégias de expansão de testagem para Covid-19 no Espírito Santo. Eles afirmas que a melhoria nas testagens repercutiu na queda de óbitos na atual fase da pandemia, a qual chamam de segunda expansão, caracterizada por um aumento do número de casos se comparado com a primeira, mas com um número de óbitos menor, como explicam.

Uma das estratégias previstas para dezembro é a meta de realização de 3 mil testes por dia no Laboratório Central (Lacen). Também serão credenciados exames RPPCR da rede privada, além da criação de uma central de triagem de amostras para enviar para a Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz) os exames que ultrapassem a capacidade de testagem do Lacen e da rede privada. Outra iniciativa é a compra de teste rápido de antígeno, que segundo Nésio, identifica a doença na fase aguda, a partir do terceiro dia de sintomas.

Serão adquiridos 100 mil desses testes para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento (PA) e hospitais. Além disso, o Espírito Santo receberá 100 mil kits de testes sorológicos por parte da Organização Panamericana de Saúde.

Também foi informado que tem sido elaborada uma estratégia de expansão de leitos e enfermaria para Covid-19. Os gestores de Saúde garantem também que não haverá comprometimento na oferta de leitos destinados para outras doenças e condições de saúde. 

Essa estratégia terá como algumas de suas ações a expansão de leitos e a inauguração e adequação a serem executadas nos hospitais públicos para o acesso para todos que precisarem, uma vez que, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), não haverá a mesma quantidade de leitos que havia na primeira onda da pandemia na rede privada. Está prevista, ainda, a aquisição de leitos na rede filantrópica. 

Será publicada, na próxima semana, segundo Nésio, uma portaria com o detalhamento dos leitos por região e hospitais, sendo que nesta semana serão reabertos leitos na Santa Casa de Colatina, noroeste do Estado, e reorganizados outros nas regiões sul e metropolitana. 

Casos podem subir no interior

O secretário de Saúde afirma que os óbitos por Covid-19 na Grande Vitória já ultrapassaram o interior no mês de novembro. Porém, no sul, o número de casos ultrapassou o da primeira onda em 19 deste mês, enquanto que no norte não houve crescimento significativo, havendo expectativa de que nessa região haja aumento de infecções.

Apesar desse cenário, não haverá as mesmas restrições econômicas. "Não há uma agenda econômica na nação, no país, estabelecida, posta, capaz de suportar a restrição do início da pandemia", diz Nésio, que afirma apostar na disciplina das pessoas e dos estabelecimentos comerciais na prática dos protocolos sanitários. 

Eventos públicos, informa o secretário, não estão liberados, o que fará deste fim de ano um momento "atípico". Quanto aos gestores que assumirão em 2021, Nésio afirmou que a Sesa irá se reunir com as secretarias municipais de Saúde para que insira as novas gestões no processo de transição, de forma que tenham condição de conduzir a pandemia, pois "ela não dará trégua para a transmissão". 

Vacinação

De acordo com Reblin, o Estado fez contratação para fornecimento de insumos, como seringas e agulhas. Portanto, está no aguardo da definição do fornecimento da vacina por parte do Ministério da Saúde, além de já ter elaborado o plano estadual de vacinação da Covid-19 junto aos municípios. Segundo Reblin, o Espírito Santo está pronto para quando a vacina estiver disponível.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/