Segunda, 29 Abril 2024

Ato pela Paz marca retomada de ensaios técnicos no Sambão do Povo

pedro_henrique_crizanto_FotoRedes Redes Sociais

Os ensaios técnicos das escolas de samba do Estado, suspensos devido ao assassinato do jovem Pedro Henrique Crizanto, serão retomados nesta segunda-feira (6), com a realização de um ato, às 20 horas, que exalta: "O Sambão do Povo é Lugar de Paz". 

"Queremos comunicar que o carnaval é lugar de coletividade, de produção de paz, porta abertas para a afetividade, para os encontros. Reafirmar nossos conceitos, nossos valores enquanto festa que reúne as famílias, as pessoas", diz o diretor de Carnaval da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), Jocelino Júnior.

A mobilização reunirá todos os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira das agremiações dos grupos A, B e Especial, além dos baluartes do samba, como as baianas, velha guarda, sambistas, passistas, diretores, todos vestidos de branco. O público não poderá acessar a pista e as instalações de camarote; somente a arquibancada.

Em seguida, entram na avenida a Pega no Samba, das 20h20 às 21h30, e a Novo Império, das 21h50 às 23h20, as únicas escolas que ainda não realizaram seus ensaios técnicos para o carnaval capixaba.

Pedro Henrique Crizanto, filho da vereadora e vice-presidente da Câmara de Vila Velha, Patrícia Crizanto (PSB), foi assassinado durante os ensaios técnicos da última quarta-feira (1). O sepultamento foi na sexta-feira (3), no Cemitério Parque da Paz de Cariacica. 

O assassino foi apreendido e autuado em flagrante por homicídio duplamente qualificado e porte de arma. Trata-se de um adolescente de 17 anos, que faz parte do tráfico do Morro do Alagoano, em Vitória, e já tinha cometido dois homicídios e duas tentativas de assassinato.


O crime

O titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, delegado Marcelo Cavalcante, informou que Pedro foi ao Sambão do Povo junto com amigos e lá encontrou outros colegas, o tio e primos, e que nenhum deles têm envolvimento com o tráfico, inclusive a vítima. Quando a briga que terminou no assassinato começou, Pedro não estava com o grupo.
Seus colegas e familiares, baseado no depoimento do adolescente infrator, se desentenderam com um grupo que pertence ao tráfico de drogas do Morro do Alagoano. De acordo com o delegado, uma garrafa foi jogada na direção dos amigos de Pedro e ambos os grupos começaram a se "intrujar".

Foi aí que uma briga começou e os colegas da vítima o chamaram via mensagem de áudio para ajudá-los, pois estavam em menor número. O mesmo foi feito pelos jovens do Alagoano, que chamaram o assassino, que também não estava no local. Os dois foram até o lugar da confusão, Pedro tentou se defender com o capacete da moto, chegou a derrubar a arma do adolescente, que a pegou do chão e disparou, fugindo em seguida.

O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho afirmou que o assassino estava escondido em um motel em Cariacica, na Grande Vitória, acompanhado de sua namorada, de apenas 15 anos.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/