Segunda, 06 Mai 2024

Defensores do ES lançam curso online com aulas ministradas por presos

Defensores do ES lançam curso online com aulas ministradas por presos
Os internos da Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL) fizeram o papel de professores no projeto “Da Tranca pra Rua - a execução penal na voz e linguajar dos presos”, da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo. A ferramenta oferece vídeo-aulas online e gratuitas de execução penal, ministradas pelos próprios presos e por defensores públicos.
 
A proposta é tratar de temas relacionados à execução penal, em linguagem simples e acessível, para que os internos e seus familiares possam exercer plenamente sua cidadania. Os defensores públicos ministram aulas aos internos participantes do projeto, que traduzem o linguajar jurídico e adaptam para seu dia a dia. 
 
Segundo o coordenador de Direito Penal e Execução Penal, Marcello Paiva de Mello, a ideia é romper a barreira linguística entre o conhecimento jurídico e a população carcerária: “O ‘Da Tranca pra Rua’ é inspirado na centelha de dignidade inerente a toda pessoa humana”. O próprio nome do projeto faz referência ao vocabulário dos presos, a “tranca” é o período em que estão em cárcere e a “rua” é o momento da liberdade. “É uma forma de lembrar que a pessoa, quando está presa, não se encontra despida da sua dignidade humana”, completa Mello.
 
Até o momento, oito módulos estão disponíveis no site do projeto, abordando temas como o crime continuado, a prescrição e a saída temporária – chamada de “saidinha” pelos internos. O objetivo é que o curso possa ser reproduzido por outras unidades prisionais do Brasil.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/