Domingo, 19 Mai 2024

Ex-secretário diz que Casagrande assumiu ???buraco' no efetivo deixado por Hartung

Ex-secretário diz que Casagrande assumiu ???buraco' no efetivo deixado por Hartung

Em entrevista a Século Diário, que vai ao ar neste sábado (9), o coronel da reserva da Polícia Militar, Luiz Sérgio Aurich, faz uma avaliação dos principais gargalos da Segurança Pública no Estado. Ele recorda que quando deixou o Comando da PM, em 1993, a corporação tinha um efetivo de 8,2 mil homens. “Vinte anos depois, esse efetivo caiu”, compara o ex-secretário.

 
Aurich, que além de secretário de Segurança foi comandante da PM, afirma que o governo Paulo Hartung deixou um verdadeiro “buraco” nos efetivos das policiais, sobretudo no da PM. Ele avalia que parte do problema da violência pode ser creditado ao abandono das policias no governo passado. 
 
“O efetivo tem de ser complementado ano a ano. No governo anterior, isso deixou de acontecer em vários anos. Chegamos ao ponto de ter a escola de formação de soldados da PM fechada. Não se fez concursos nem para compor o efetivo de praças nem de oficiais”, aponta. 
 
O coronel explica que o atual governo precisaria colocar para dentro da polícia, para compensar os anos sem concurso no governo Hartung, um contingente muito elevado. “Por exemplo, se você tem uma saída de 300 a 400 militares por ano, e não tem reposição durante três anos consecutivos você gera um vazio de 1,2 mil homens. Quando você vai repor anos depois esse efetivo, fica complicado. O governo Casagrande, como assimilou a continuidade em relação ao governo passado, ficou com o problema na mão”, analisa Aurich.
 
Na entrevista, o coronel fala ainda sobre os altos índices de homicídios no Estado, a necessidade de reestruturar a segurança e até que ponto as drogas, sobretudo o crack, contribuem para o aumento da violência.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/