Quinta, 25 Abril 2024

Atuação de bombeiros durante as chuvas reforça demanda por valorização da categoria

Atuação de bombeiros durante as chuvas reforça demanda por valorização da categoria
Em meio ao caos provocado pelas fortes chuvas que castigam o Estado há mais de uma semana, os soldados do Corpo de Bombeiros Militar são a principal tábua de salvação da população que necessita de ajuda e cuidados. Durante o período de chuvas, todo o efetivo da corporação foi convocado e trabalham em escala de 24 horas de trabalho por 24 de descanso, em prontidão, o que reforça a reivindicação da categoria por valorização e reconhecimento.


Há poucos dias, os bombeiros protagonizaram uma série de protestos contra a reestruturação do plano de cargos e salários da categoria, que não beneficiaria os praças da polícia e bombeiro militar.



Depois de muito negociarem, os praças conseguiram que o governo voltasse às pressas à mesa de negociação e reformulasse, pelo menos, parte da reestruturação da tabela de subsídios, de forma que não ficassem tão prejudicados, principalmente diante dos oficiais. Com isso, na última quinta-feira (19), em sessão extraordinária, a Assembleia Legislativa aprovou a alteração na tabela, que ainda não contempla os praças, mas é um avanço em relação à primeira proposta. 
 
Entre as mudanças previstas, está a redução das referências da tabela salarial, que permitem aos militares progredirem horizontalmente. O projeto prevê que as referências, hoje 17, serão reduzidas para 15 em 2015. Segundo o governo, atualmente, atinge-se a última referência quem tem acima de 33 anos de tempo de efetivo serviço. Com a mudança, chegará à última referência o militar com mais de 29 de anos de serviço.
 
O reajuste no salário dos praças da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar, no entanto, ficou, no fim das contas, em R$ 17. Esse valor, nem de longe, faz frente à valorização almejada pela categoria, que fica ainda mais latente neste período de fortes chuvas. 
 
O ex-deputado federal Capitão Assumção (SDD), que foi soldado do Corpo de Bombeiros, usou o perfil no Twitter para lembrar da necessidade de valorização da categoria. Nesse domingo (22), ele lembrou que os bombeiros são voluntariosos por vocação e que trabalham por amor ao Estado. 
 
O capitão salientou, ainda, que independentemente do aumento de R$ 17, os bombeiros não precisam de falsa motivação, já que estão empenhados neste momento de dor e trabalham por desprovimento, não por politicagem. 
 
O ex-parlamentar lembrou que o governador Renato Casagrande foi vaiado na formatura dos soldados da Polícia Militar, ocorrida na última semana, mas não nesse domingo, no Quartel do Comando Geral (QCG) dos bombeiros porque o regimento não permite, mas que a vaia ficou guardada para o momento oportuno. “Bombeiros têm mais o que fazer agora salvando vidas no ES”, finalizou ele.   

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/