sábado, junho 14, 2025
17.9 C
Vitória
sábado, junho 14, 2025
sábado, junho 14, 2025

Leia Também:

Greve dos servidores da Cesan teve início nesta terça-feira

Os trabalhadores da Companhia Espírito Santense de Abastecimento (Cesan) deflagraram greve nesta terça-feira (18) diante do impasse nas negociações entre a empresa pública e os servidores, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado (Sindaema). Durante a paralisação, os serviços de produção, abastecimento de água e tratamento de esgoto serão mantidos. No entanto, os serviços administrativos, como pedidos de instalação de hidrômetros, negociação de dívidas e requisições serão prejudicados pela greve.

Nesta segunda-feira (17) houve uma mediação entre a Cesan e o Sindaema na Superintêndencia Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) e a empresa ofereceu antecipação de 2% do índice de reajuste salarial e do tíquete alimentação. O sindicato não aceitou por considerar que a proposta não é coerente com a situação da Cesan, que está longe de uma crise financeira.

O sindicato alega que o momento favorável para a Cesan já surgiu com o aumento da tarifa de água em 10,59%.

Para o Sindaema, a direção da Cesan manteve a posição intransigente de não dialogar e apresentou como proposta simplesmente a manutenção dos benefícios atuais.

Além disso, os servidores apontaram que a Cesan é conduzida desde 2003 pela administração do atual governo e que o sindicato não concorda em transferir aos servidores os eventuais problemas de gestão.

A empresa tem cinco diretorias indicadas pelo governo. Cada diretor recebe mensalmente R$ 23,7 mil de honorários acrescidos de gratificações. Cada diretor pode indicar dois assessores pessoais. Além dos assessores diretos, a diretoria da Cesan tem a prerrogativa de indicar toda a equipe, composta por 17 gerentes, seis coordenadores, dezenas de chefes divisionais e de polos no interior do Estado. Para todos esses, a diretoria concedeu reajustes de até 90% nas gratificações, além de aumento acima de R$ 5 mil para alguns assessores ad nutum, que são aqueles de livre exoneração. O Sindaema irá ingressar com uma ação judicial questionando esse aumento que é ilegal.

Além das indicações previstas em lei, foram criados grupos especiais de trabalho que recebem gratificações. Esses pagamentos não têm nenhuma previsão no Plano de Cargos e Remuneração da empresa, prejudicando ainda mais a situação de caixa.

Mais Lidas