Segunda, 06 Mai 2024

Portuários do Portocel decidem fazer paralisação de 48 horas na próxima segunda

Os trabalhadores portuários Terminal Especializado de Barra do Riacho (Portocel) decidiram, após assembleia realizada na última quinta-feira (9), por uma paralisação de 48 horas, programada para a próxima segunda-feira (20). Os portuários consideram que não houve avanços nas negociações com a empresa e cobram melhores condições de trabalho.  O porto é propriedade da Aracruz Celulose (Fibria) e da Cenibra. 
 
Para o Sindicato Unificado da Orla Portuária do Estado (Suport-ES), que representa a categoria, em uma negociação de Acordo Coletivo, deve haver, no mínimo, duas partes envolvidas. No entanto, o sindicato considera que somente a entidade representativa dos trabalhadores está interessada em negociar.
 
Desde o primeiro momento em que a pauta de reivindicações dos trabalhadores foi enviada a Portocel pelo sindicato, a empresa garantiu a data-base em 1 de julho prorrogada até 31 de outubro. Para a entidade, ficou claro que a Portocel, durante as três rodadas de negociação, priorizou o seu projeto de expansão e a busca para a retirada da poligonal da área do porto organizado.
 
O Suport declara estar mobilizado para garantir a mão de obra no projeto de expansão, mas precisa assegurar primeiro condições mais decentes de trabalho para os portuários. 
 
No início de outubro, os trabalhadores do Portocel decidiram suspender as paralisações agendadas para os meses de setembro e outubro. Na ocasião da assembleia que marcou a suspensão das paralisações, os trabalhadores aceitaram a proposta da empresa. 
 
Na época, o Suport considerou que a principal conquista foi a função de trabalhador de capatazia, que passou a ter salário dia. Os valores e adicionais também vão fazer parte do acordo coletivo. Os operadores e os conferentes alcançaram reajuste salarial de 23,8%; e o tíquete alimentação foi reajustado em 18%.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/