Sexta, 27 Mai 2022

​Trabalhadores irão discutir proposta de retorno dos cobradores em assembleia nesta quinta

transcol_serra_secom Secom

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Espírito Santo (Sindirodoviários) irá realizar uma assembleia com a categoria nesta quinta-feira (27), às 9h, para apreciação da proposta de retorno dos cobradores, feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). A assembleia será no Campo do Caxias, ao lado da Casa do Cidadão, em Maruípe, Vitória.

A proposta, segundo o diretor do Sindirodoviários, Valdecy Dulcilina, foi apresentada em audiência realizada em 16 de dezembro no Ministério Público do Trabalho (MPT). A Semobi informa que, na ocasião, foi proposto que os cobradores retornassem aos ônibus quentes, ou seja, sem ar condicionado, para venda de créditos do Cartão GV.

Valdecy relata que, no momento, cerca de 2 mil cobradores estão afastados, mas recebendo remuneração. Também houve trabalhadores que aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV), mas o diretor do sindicato não soube dizer a quantidade.

Os trabalhadores estão afastados do trabalho desde maio de 2020, quando os passageiros passaram a utilizar o Cartão GV. A justificativa do governo do Estado e da GVBus para isso foi de que a utilização do cartão evita o manuseio de dinheiro, e, consequentemente, o contágio da Covid-19. Essa explicação foi questionada, na época, pela categoria, uma vez que, para entrar nos terminais, o dinheiro continuou sendo aceito.

Desde então, os trabalhadores têm feito manifestações para reivindicar o retorno dos cobradores ao trabalho, como os protestos de rua e o retardamento da saída dos ônibus nos terminais. Além do Sindirodoviários, o Fórum de Mobilidade, que agrega diversas organizações da sociedade civil, também defende a volta deles ao ofício.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 27 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/