Sábado, 27 Abril 2024

Amarrações eleitorais

gilsondaniel_2_lissadepaula_ales Lissa de Paula/Ales
Lissa de Paula/Ales

Em três dias, conversas com 19 prefeitos, sem falar de vices, vereadores e ex-ocupantes de cadeiras eletivas. Tudo registrado nas redes sociais. Esse é o ritmo frenético do deputado federal e líder do Podemos no Estado, Gilson Daniel, nesta semana em Vitória. Do ponto de vista do mandato, as agendas seguem a linha que ele tem explorado desde antes de assumir a cadeira, de um deputado com a bandeira municipalista. Mas, com uma eleição logo ali adiante e metas altas, as articulações, sem dúvidas, despertam para o pleito de 2024, seus palanques e suas composições e alianças. O Podemos, hoje, após incorporação com o PSC, tem cinco prefeitos, sendo dois na Grande Vitória, candidatos à reeleição: Arnaldinho Borgo, em Vila Velha, e Wanderson Bueno, em Viana. Mantê-los nos cargos será o esforço prioritário para o próximo ano. Já no interior, tem Guerino Balestrassi (ex-PSC) em Colatina, outro polo estratégico, Marcos Jauhar (ex-Republicanos), em Guaçuí, e Ninho, em Dores do Rio Preto. A marca a que se pretende chegar é três vezes mais alta, com 15 eleitos nas disputas majoritárias, como já declarou publicamente Gilson Daniel. Para as câmaras municipais, os planos envolvem fazer 70 vereadores, 11 a mais que atualmente. O Podemos espera contar, para tudo isso, com o território ampliado em 2022 e espaço garantido nas negociações que, como se vê, já correm para todo lado. Não demora muito, o tabuleiro ganha forma!

De olho!
Prefeitos que tiveram tête-à-tête com Gilson nesta semana: o apadrinhado, Wanderson Bueno, de Viana; e o também correligionário Marcos Jauhar; e Nirrô (SD), de Alegre; Dr. Fernando (PSB), de Alfredo Chaves; Romero Endringer (PTB), de Santa Leopoldina; Romário (PP), de Iúna; Levi da Mercedinha (PDT), de Brejetuba; Edimilson Meireles (MDB), de Irupi; Josemar Basto (PDT), de Atílio Vivácqua; Leonardo Finco (Cidadania), de Governador Lindemberg...

De olho II!
...Toninho Gualhano (PMN), de Bom Jesus do Norte; Christiano Spadetto (Cidadania), de Conceição do Castelo; Marcos Guerra (PSDB), de São Roque do Canaã; Bolinha (PSB), de Vila Pavão; Nei Castelari (PP), de Rio Novo do Sul; Fernanda Milanese (SD), de Boa Esperança; Dito Silva (PDT), de Muniz Freire; Peter Costa (Republicanos), de Mimoso do Sul; e Wanzete Kruger (PP), de Domingos Martins.

Futuro
Outro encontro que vale o registro foi com a campeã mundial de jiu-jitsu, Fernanda Mazelli, que disputou a Prefeitura de Guarapari em 2020, pelo Republicanos. Insatisfeita com o partido, migrou para o Podemos e tentou a Assembleia Legislativa no ano passado, sem êxito, conquistou apenas 3,2 mil votos. Projetos para 2024?

Futuro II
Outro que não passou batido foi o secretário de Cultura da Serra, Philipe Lemos, ex-apresentador de TV. A conversa com Gilson Daniel ocorreu um dia depois da filiação do presidente da Câmara da Serra, Saulinho da Academia, ao PDT, disputando o posto de possível sucessor de Vidigal com Philipe. Depois do resultado de sua estreia em eleição, quando atingiu 45,2 mil votos, o atual secretário, certamente, tem expectativas eleitorais.

Investidas
Na coluna passada, mostrei aqui as movimentações da legenda para ser o candidato à sucessão do prefeito Victor Coelho (PSB) em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado. O nome é do deputado estadual Allan Ferreira, mas tem também o presidente da Câmara de Vereadores, Brás Zagotto.

Menos um
O Cidadania perdeu o prefeito Ninho, de Dores do Rio Preto, que está no segundo mandato. Ele se filiou ao PP. O anúncio foi feito pelo presidente da executiva estadual e coordenador da bancada capixaba, Da Vitória, que também não para nas articulações políticas.

Nada mal...
A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), que sempre demarca campo em períodos eleitorais, tem rodado municípios capixabas, no projeto chamado "Amunes na Estrada". É liderado pelo presidente e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo (sem partido), que mantém a entidade sob o arco de aliança do governador Renato Casagrande (PSB).

Nada mal II...
O projeto vai rodar todas as regiões do Estado e diz que é "de articulação e interiorização em defesa dos municípios e de capacitação para servidores". Nas fotos que já circulam nas redes sociais, como não poderia deixar de ser, tem políticos e lideranças partidárias surfando na onda, prontos para dar o "bote eleitoral".

Nas redes
"É incompreensível que a OAB-ES, no seu processo de seleção para a lista sêxtupla a ser apresentada para escolha para ocupar a cadeira de desembargador no TJES, não considere a paridade de gênero. Os argumentos são os mais rasos possíveis e não escondem o machismo: de que as mulheres seriam prejudicadas se o argumento fosse aceito, ou, pior, de que 'entre as advogadas não apareceriam mulheres competentes para serem desembargadoras (...). Iriny Lopes, deputada estadual pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Cartas na mesa

Podemos demarca território em Cachoeiro de Itapemirim para sucessão do prefeito Victor Coelho (PSB)
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/cartas-na-mesa-1-1

Bandeira municipalista

Poucos dias após entrar em campo já no papel de fiscal, a confirmação: Gilson Daniel vai assumir, mesmo, cadeira na Câmara 
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/bandeira-municipalista

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/