Domingo, 28 Abril 2024

Batalha dos números

casa_manato_leonardo_sa_redes3 Leonardo Sá/Redes Sociais
Leonardo Sá/Redes Sociais

Motivos de muitas polêmicas, que ganharam reforço após o primeiro turno, as pesquisas seguem na mira dos bolsonaristas, tanto em nível nacional quanto local. A estratégia é desacreditar os institutos e os resultados, mas... só aqueles que os que convêm! Nesta semana, andou, na Câmara Federal, o projeto ressuscitado de onze anos atrás, que criminaliza os levantamentos e impõe até prisão aos responsáveis pelas sondagens, podendo chegar a dez anos. Absurdo! A bancada capixaba, para não fugir à regra, votou em peso pelo regime de urgência. Salvaram-se apenas dois: Helder Salomão (PT) e Paulo Foletto (PSB). Por aqui, o candidato de oposição, Carlos Manato (PL), também mantém investidas contra algumas pesquisas. Na semana passada, tentou impedir a divulgação dos resultados da Real Big Data, encomendada pela Record. A campanha de Manato denunciou erro ao Tribunal Regional Eleitoral (TER-ES), alegando que o partido dele e do governador Renato Casagrande (PSB) saíram trocados, o que teria intenção de favorecer o adversário, com base na movimentação de aliados para colar o voto do PSB no presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, Casagrande marcou 53% e Manato 47% na menção estimulada. Nesta quinta-feira (20), o mesmo instituto divulgou outra pesquisa: o governador desceu para 52% e Manato subiu para 48%, variações ainda dentro da margem de erro. O ex-deputado federal nada disse sobre os números. Já Casagrande, como na vez passada, divulgou o resultado, para marcar o "primeiro lugar". Em compensação, Manato se voltou, também nesta quinta, para uma pesquisa feito pelo Instituto Veritá, com veiculação da Rede TV, que mostra sua "virada", por 51,3% a 48,7%. Outro levantamento válido para o bolsonarista é o da Leia Pesquisa, divulgada pela Folha do ES. Não por coincidência, também favorável ao seu palanque. O fato é que, para mais ou para menos, os cenários no País e no Espírito Santo não têm permitido respiros para nenhum lado. Dia 30, como dizem por aí, vai ser "um Deus nos acuda" somado com "haja coração"!

Territórios
A atual pesquisa Real Big Data indica que Casagrande tem a preferência dos eleitores de baixa renda, entre as mulheres e os católicos. Manato vai bem na faixa de renda entre dois e cinco salários mínimos e no voto masculino e evangélico.

Territórios II
Na Grande Vitória, Casagrande e Manato estão empatados dentro da margem de erro, com 49% e 47% das intenções de voto, respectivamente. A maior diferença entre ambos está na região noroeste: Casagrande aparece sete pontos à frente. A conferir, nas urnas!

Ampliou
Após os embates e ataques se concentrarem durante dias na área de Segurança Pública, principalmente com temas relacionados à organização Scuderie Le Cocq e crime organizado, Manato começou a migrar, novamente, para a Saúde. Tem falado de filas, falta de profissionais e de exames. Ele também divulgou vídeo de apoio do ex-ministro Marcelo Queiroga.

Circulando
Nesta sexta-feira (21), aliás, a visita ao Estado da dupla que tem atuado como cabo eleitoral do bolsonarismo no País, a primeira-dama Michele Bolsonaro e a ex-ministra e senadora eleita pelo DF, Damares Alves, terá evento no Espaço Patrick Ribeiro, no aeroporto de Vitória. Começa às 7h e tem como bandeira "Mulheres com Bolsonaro".

Na falta de tu...
A chegada das duas serve para dar um plus ao palanque de Manato, que, espera, mesmo, a visita de Bolsonaro, como anunciado pelo senador eleito Magno Malta (PL), em evento de campanha neste segundo turno, com a presença de aliados. Até agora, porém, nada de sinalização nesse sentido.

Forças
Do lado de Casagrande, foi divulgado, nesta quinta, vídeo de apoio da senadora e candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB). O governador também continua se movimentando em campos estratégicos, como a recente reunião com lojistas, e tem sido contemplado em uma série de atos públicos realizados em Vitória, separados por setores e demandas.

Sociedade civil
Nesta sexta-feira (21), o grupo que vai às ruas, em marcha, são das "mulheres com Lula e Casagrande". Sairá, mais uma vez, do Teatro da Ufes, até a Praia de Camburi, na altura do Clube dos Oficiais. Também terá o Samba pelo Amanhã, no Bar da Zilda, realizado pela Cultura. Outros já estão marcados para a próxima semana, envolvendo a comunidade LGBTQIA+ e diferentes religiões.

Irregularidade
Por falar em bolsonarismo, o Tenente Assis (PTB), derrotado na eleição à Câmara dos Deputados, é alvo de representação do Ministério Público Eleitoral. É acusado de ter utilizado banco de dados não constituído originariamente para propaganda eleitoral para, sem consentimento dos destinatários, enviar material impresso por meio de mala direta contratada com os Correios. O foco foram os bombeiros, sua categoria profissional.

Irregularidade II
Assim, os dados teriam sido obtidos por meio de violação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Intimado pelo MP Eleitoral, Assis não apresentou o banco de dados utilizado para o envio de mala direta postal, muito menos demonstrou que tivesse sido formado por eleitores interessados em receber material de propaganda. A multa estipulada no caso é de R$ 30 mil.

Nas redes
"(...) Nós vivemos um momento muito conturbado de radicalismo e até fanatismo. Não é hora de votar com o fígado, é hora de votar com a razão e com o cérebro (...)". Sergio Majeski, deputado estadual pelo PSDB, ao declarar apoio a Renato Casagrande no segundo turno.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/