Sexta, 19 Abril 2024

Chapa do 'garante'

manato_debate18_lissadepaula_ales Lissa de Paula/Ales
Lissa de Paula/Ales

Sem êxito na tentativa de filiação ao PL, do presidente Jair Bolsonaro, comandando no Espírito Santo pelo ex-senador Magno Malta, o ex-deputado federal Carlos Manato circula por municípios capixabas para articulações eleitorais, acompanhando da sua chapa majoritária de garantia até agora, formada com o pré-candidato do PTB, Tenente Assis. Há meses nessa empreitada para ser aceito na nova legenda do presidente, porém vetado desde sempre pelo próprio Magno, é no PTB que Manato encontra todas as portas abertas para erguer seu palanque, mas protela a decisão, ainda na esperança de reverter o cenário, apesar do tempo curto para as definições do pleito de outubro. Os dois candidatos, que tentam ocupar o campo de oposição ao governador Renato Casagrande, têm se reunido com lideranças no interior, com o slogan "Um outro caminho para o ES". Ao contrário de Manato, Tenente Assis já faz publicações nas redes sociais anunciando o candidato ao governo do Estado do seu partido. Para quem não se lembra, Assis, que já esteve nessa disputa em 2018, iniciou as movimentações para as eleições deste ano como candidato à Câmara Federal, saltando depois para o Senado, onde esbarra em Magno, que tentará retornar ao cargo que perdeu numa derrota de reviravolta. Sem novas amarrações, no entanto, a atual configuração divide os votos do eleitorado bolsonarista do Estado. E não...não tem para todo mundo!

Agora...
...se Manato, finalmente, conseguir se filiar ao PL, fechando chapa com Magno Malta, ou garantir o apoio declarado do ex-senador, o Tenente Assis será realocado. Volta ao projeto de deputado federal ou tem Plano C? Veremos...

Tudo certo, nada resolvido
Os recentes sinais deixam em aberto essa possibilidade de mudança. Nas publicações mais recentes do Tenente Assis, ele afirma que é candidato a "uma cadeira no Congresso Nacional". Não crava mais seu palanque ao Senado, como vinha fazendo.

Trinca
Nas redes sociais bolsonaristas, aquele eleitorado fiel resistente, predomina a lógica de votos em Bolsonaro - Magno - Manato. É também o que o ex-deputado federal tem vendido aos seus apoiadores.

PL
O problema é que Magno não topa dividir recursos de campanha e tempo de TV com Manato. Já fez, inclusive, manifestações públicas negando a filiação do ex-deputado. Um recuo de Magno Malta nessa seara, seria, sem dúvida, de se chamar atenção. Ao mesmo tempo, o ex-senador também ainda não engatou a chapa, como é a expectativa do grupo que representa o presidente no Espírito Santo.

Martelo
Lembrando que a mulher de Carlos Manato, deputada federal Soraya, já está de malas prontas para o PTB. No PL, também não deu para ela. Soraya é filiada ao PSL, ex-sigla bolsonarista e hoje em fusão com o DEM, no União Brasil.

Eleições
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), se reuniu nesta terça-feira (1) com o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos). Em pauta, como o próprio prefeito divulgou, "conversas sobre o cenário político e troca de muitas informações".

Eleições II
Arnaldinho, que mantém relação próxima ao governador Renato Casagrande (PSB), com quem Erick disputará o governo do Estado, também fez questão de reforçar a parceria entre a Assembleia e a gestão municipal. O que vai sair daí, logo aparece.

Time
O deputado federal Neucimar Fraga (PSD) entrou para o time dos bolsonaristas que tentam se rebelar contra o passaporte da vacina exigido no Estado. Ele gravou vídeo nas redes sociais chamando a medida de "política do terrorismo". Ai, ai...

Nas redes
"Dias atrás, no RJ, um jovem negro, refugiado do Congo, Moïse, que trabalhava num quiosque, foi cobrar pelo seu trabalho e encontrou a morte num espancamento. Mais um caso de racismo em nível de barbárie. Até quando?". Jacqueline Moraes, vice-governadora do Estado pelo PSB.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Guga em Quarta, 02 Fevereiro 2022 18:25

estou fechado com Lula.

estou fechado com Lula.
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/