Quinta, 25 Abril 2024

Chumbo trocado

lorenzo_gandini_ales

A campanha eleitoral nem havia começado, no final de agosto, e os dois já se enfrentavam na arena judicial após acusação de fake news. Agora, com as estratégias "bombando" nas ruas atrás de votos, o ringue erguido pelos deputados estaduais Fabrício Gandini (Cidadania) e Lorenzo Pazolini (Republicanos), candidatos à prefeitura de Vitória, e que logo se transportou para as propagandas gratuitas, já saiu da fase de indiretas para entrar no jogo de ataques com endereço certo e acusações mútuas. Resultado: Justiça, mais uma vez! No primeiro caso, Pazolini processou Gandini, desta vez se inverteu. Mas, em princípio, sem êxito para o afilhado político do prefeito Luciano Rezende (Cidadania), que alegou ser vítima de calúnia e difamação. Ele pretendia, com uma liminar, garantir direito de resposta a um vídeo divulgado pelo delegado dizendo ser mentira a promessa que fez de que vai abrir, se eleito, concurso público para a Guarda Municipal no primeiro dia de mandato. "Mentira, despreparo", disparou Pazolini, referindo-se à Lei Complementar 173/2020, que impediria a realização de certames em 2021 nas cidades afetadas pela calamidade pública da Covid-19. A juíza eleitoral Gisele Souza de Oliveira não concedeu a liminar nesta quinta-feira (21) e defendeu o exercício da crítica política durante o debate eleitoral como salutar e necessária ao exercício da democracia, mas decidiu realizar oitiva prévia de Pazolini antes de deliberar sobre a questão. O delegado não pensou meia vez e já saiu comemorando, mas não passa de só mais um round da briga que, sem dúvida, renderá até a votação do dia 15 de novembro. Isso porque Pazolini, que está em terceiro lugar nas pesquisas divulgadas até agora, porém ainda longe das peças da frente, executa a estratégia de partir pra cima de Gandini, e não do ex-prefeito João Coser (PT), embora ele também apareça na liderança, empatado tecnicamente, e com maior índice de rejeição. Ele bate, Gandini devolve, e vice-versa, cada um à espera do "nocaute" do adversário. Vem muito mais por aí.

'Desespero'
Assim respondeu Fabrício Gandini ao vídeo de Pazolini: "Candidato que não tem proposta mente até quando acusa o outro de mentir. Isso é claro sinal de despreparo, desespero, descontrole". A alegação dele é que a lei permite a recomposição do quadro e a criação de cadastro de reserva.

Mantra
Aliás, despreparado tem sido o termo repetido pelos dois para trocarem ataques. Recorde de citações até dia 15? A conferir!

Recapitulando
No embate de agosto, Pazolini fez dois pronunciamentos no plenário da Assembleia Legislativa apontando uma "quadrilha na Prefeitura de Vitória" para espalhar fake news. Não disse nomes, inicialmente, depois acusou e processou Gandini, obtendo decisão liminar favorável. A ação ainda "corre".

Hã?
Publicação desta quinta nas redes sociais de Pazolini diz que ele entrou na política em 2018 como "única alternativa para continuar brigando pelos direitos dos cidadãos e sendo voz ativa", porque "colocou criminosos de todos os tipos atrás da grades, sem fazer qualquer distinção de classe", "começou a "incomodar e forças se movimentaram para colocar fim às minhas ações". Mas gente, já vi esse filme. Que "forças" são essas, diga aí...

Absurdo
Na Câmara de Vitória, novo round também no embaldo de mais um "papelão" protagonizado em plenário pelo líder de Luciano Rezende, o vereador Luiz Emanuel Zouain (Cidadania), nessa quarta-feira (21). Depois do lamentável episódio diante da cobrança legítima e necessária da produtora cultural Lara Toledo sobre a regulamentação da Lei Aldir Blanc, quem Zouain mandou "ficar calada", o presidente da Casa, Cleber Felix (DEM), publicou o seguinte...

'Machismo'
... "lamentamos a postura do vereador. Não é a primeira vez que ele desrespeita os nossos convidados, principalmente as mulheres, uma demonstração clara do seu machismo e falta de educação. Reiteramos que a Câmara é a Casa do Povo e está aberta a todos cidadãos que quiserem falar, questionar e cobrar, e não compactuamos com esse tipo de comportamento, que só demonstra a falta de controle emocional e o despreparo do líder da gestão municipal quando o descaso da Prefeitura de Vitória é exposto".

Mais guerra
No meio do bate-boca, Zouain também disparou contra Clebinho, chamando-o de irresponsável e sem envergadura para presidir a Câmara. O vídeo circula nas redes sociais e, no retrato eleitoral, os dois estão posicionados assim: Zouain aliado antigo de Luciano, é "pra sempre Gandini". Clebinho fez movimentos de vice de Pazolini, mas acabou na composição, como um dos principais apoiadores.

'Heróis anônimos'
O sociólogo e professor João Gualberto, ex-secretário de Cultura, lançou um canal no Youtube chamado Saber Capixaba. O primeiro projeto, Gotas de História, apresenta personagens e fatos do Estado, destacando os "heróis anônimos". Com três minutos de duração, já foram publicados vídeos sobre Gerson Camata, Florentino Avidos, Jerônimo Monteiro, Milson Henriques, Christiano Dias Lopes e a República Negra de Guarapari. Para conhecer, é só clicar aqui!

'Heróis anônimos II'
Gualberto, autor do livro A Invenção do Coronel: Raízes do Imaginário Político Brasileiro, conta que a ideia é colaborar na construção de um "novo olhar sobre a sociedade, mostrando não apenas os donos do poder, a elite, mas as lutas populares". Anote os próximos episódios: Insurreição de Queimado, Negro Rugério, Arariboia, João Punaro Bley e Amylton de Almeida.

PENSAMENTO:
"Se eu fosse acreditar mesmo em tudo o que eu penso, ficaria louco". Mario Quintana

Os nomes

Liminar favorável a Pazolini insere Gandini no caso das fake news denunciado na Assembleia
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/os-nomes

'Pra cima e pra baixo'

Na corrida eleitoral, atestado médico contrasta com atividades de campanha e expõe Luiz Emanuel Zouain na Câmara de Vitória
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/pra-cima-e-pra-baixo

Prévias eleitorais

Disputa em Vitória e fake news: depois de Pazolini x Gandini, João Coser representa contra Luiz Emanuel Zouain
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/previas-eleitorais

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Solange em Terça, 27 Outubro 2020 17:25

Parabéns João Coser sua campanha esta simplismente linda, mostrando trabalho e respeito pela população de Vitória sem atacarce nem ofender os adversários, muito me orgulho de vc, força, fé e vamos a luta!#JOĂOCOSER13

Parabéns João Coser sua campanha esta simplismente linda, mostrando trabalho e respeito pela população de Vitória sem atacarce nem ofender os adversários, muito me orgulho de vc, força, fé e vamos a luta!#JOĂOCOSER13
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/