Quinta, 25 Abril 2024

Prévias eleitorais

coser_emanuel_leonardo_sa Leonardo Sá
Leonardo Sá

Do deputado estadual Lorenzo Pazolini (Republicanos) para o também deputado Fabrício Gandini (Cidadania), como mostrei aqui na semana passada na acusação de fake news judicializada, e, agora, do ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) para o vereador e ex-secretário municipal Luiz Emanuel Zouain (Cidadania). O petista publicou texto nesse sábado (29), nas redes sociais, chamado de "resposta ao retrocesso", para apontar como notícias falsas as informações divulgadas há quatro dias no Faceboook e Instagram do vereador, em vídeo editado de pronunciamento na Câmara Municipal. Zouain dispara contra a "vakinha" aberta por Coser para arrecadar recursos de campanha ("petista pedindo dinheiro ao povo chega a ser trágico"), liga o ex-prefeito às irregularidades das obras da Petrobras na Reta da Penha, e trata como um "escárnio" sua candidatura. "A população de Vitória não dará uma nova chance ao PT. Porque o PT não merece essa chance, nem em Vitória nem no Brasil", apontou. Rebatendo cada ponto, Coser comunicou que ajuizou representação por propaganda eleitoral extemporânea contra Zouain, "para que os ataques e as mentiras produzidas por ele sejam imediatamente retiradas do ar", e que "assusta um homem público, eleito pelo voto popular, criminalizar um pedido de financiamento coletivo regido pela legislação" e ainda utilizar o plenário para propaganda negativa extemporânea, o que é "veementemente" proibido. Ao final, contra-ataca: "fazer a boa política é para poucos, vereador. Aprenda". O episódio, que deu o que falar nos bastidores, abre publicamente o confronto do grupo do prefeito Luciano Rezende (Cidadania), que investe todas as fichas em Gandini para se manter no poder, com o de Coser, que antecedeu a atual gestão municipal e volta à cena como um dos palanques prioritários da Nacional do PT. Antes mesmo da abertura, de fato, da campanha, está aí mais uma prévia e a certeza de tempestades eleitorais até novembro deste ano.

Publicidade
A representação do PT de Vitória aponta ainda "nítido papel publicitário", já que Zouain, candidato à reeleição, não só pede "descaradamente" que a população não vote no PT nem em Coser, como faz propaganda institucional, ao "realçar os feitos da administração municipal com a rede de esgoto", remetendo à época que o vereador era secretário de Meio Ambiente.

Publicidade II
Para falar do caso das obras da Petrobras, ele também edita manchete de jornal com seu nome, apontando superfaturamento, e cita atuação na "CPI da Petrobras, com 240 páginas de documentação provando irregularidades".

'Confuso'
Coser devolveu: "com relação ao sarcasmo do vereador a respeito da sede da Petrobras, creio que ele anda confuso ou no mínimo desinformado" e "para quem se diz conhecedor da matéria, é estranho que não saiba que a auditoria da Prefeitura de Vitória sobre a obra não encontrou irregularidades por parte da minha gestão".

No aguardo...
Zouain não se deu por satisfeito e repetiu o embate. Nesse domingo (30), fez novo vídeo nas redes sociais, reforçando as acusações e dizendo "o PT quer me censurar", referindo-se à representação. "Dissimulação, desfaçatez, não vai me intimidar. Merece voltar ao poder?". A conferir, a resposta da Justiça Eleitoral!

Juntos
O presidente da Câmara de Vitória, Cleber Felix (DEM), voltou a circular com Lorenzo Pazolini (Republicanos), desta vez em café da manhã com lideranças e representantes da Associação de Pastores. Os dois, como se sabe, se declaram pré-candidatos à prefeitura este ano. A resposta definitiva de Clebinho, "se vai, coliga ou racha", já tem data: próximo sábado (5), quando será realizada a convenção do seu partido.

Oficial
Em Aracruz, norte do Estado, o vereador de oposição, Alcântaro Filho (PSD), oficializou sua candidatura a prefeito este ano. Ele já vinha se movimentando há meses para consolidar seu palanque e foi autor, recentemente, de graves denúncias na área da Saúde da gestão Jones Cavaglieri (SD), dando o tom antecipado da disputa.

Aliança
O lema de campanha apresentada por ele é "Um novo tempo para Aracruz" e envolve ainda o Podemos, com o presidente municipal da legenda, Helinho Vieira, que já disputou a Assembleia e tinha se lançado pré-candidato, mas abriu mão do projeto para apoiar Alcântaro. Se vai compor na vice, logo veremos.

Ignorou
O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) pediu um minuto de silêncio no plenário virtual da Assembleia desta segunda-feira (31), pela homologação por Givaldo Vieira, diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do contrato de serviços de pátio e guincho no Estado, apesar de representação aberta no Tribunal de Contas. "Rapidez desnecessária, procedimento duvidoso", criticou.

Ignorou II
O contrato em questão é alvo de apuração no TCE, após provocação de Enivaldo em julho passado para suspender a licitação milionária. O valor chega, como denuncia, a quase R$ 35 milhões, e há indícios de direcionamento da concorrência.


'Vergonha'
O discurso de Enivaldo recebeu coro da deputada estadual Janete de Sá (PMN), que fez apelo a Givaldo para que reveja a questão, considerada por ela "inadmissível" e uma "vergonha". Ela foi relatora da CPI dos Guinchos, que revelou fraudes e lesão aos cofres públicos. Empresários investigados pela comissão, que chegaram a acionar o Estado na Justiça, teriam participado da atual licitação, como protestou.

Nas internas
A propósito, o presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), convocou os deputados para uma reunião fechada nesta terça-feira (1), às 14h30. A pauta, diz ele, são "assuntos administrativos".


PENSAMENTO:
"De erro em erro, vai-se descobrindo toda a verdade". Sigmund Freud

Legados e marcas

Eleição em Vitória pode colocar à prova três gestões que se sucederam no poder: Luiz Paulo, Coser e Luciano/Gandini
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/legados-e-marcas

Os nomes

Liminar favorável a Pazolini insere Gandini no caso das fake news denunciado na Assembleia
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/os-nomes

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Guilherme Pereira em Terça, 29 Setembro 2020 08:03

Eu tinha uma ótima impressão desse vereador Emmnuel Zoain.....mas, ultimamente ele está abusando do direito dele de apoiar a ignorância e falar besteiras. É bom que os eleitores prestem atenção nestes caras que já perderam a data de validade.

Eu tinha uma ótima impressão desse vereador Emmnuel Zoain.....mas, ultimamente ele está abusando do direito dele de apoiar a ignorância e falar besteiras. É bom que os eleitores prestem atenção nestes caras que já perderam a data de validade.
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/