Sábado, 27 Abril 2024

Contra a parede

sergiovidigal_7_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Com o evento que oficializou o ex-prefeito Audifax Barcelos na disputa na Serra pelo PP, partido que ganhou peso e tamanho no Estado, realizado nesse sábado (2), já estão no páreo e em franca movimentação os dois principais adversários do prefeito Sergio Vidigal (PDT) em 2024. A entrada do deputado estadual Pablo Muribeca ocorreu um pouco antes, em festa partidária de filiação ao Republicanos, e também se materializa em ações cada vez mais incisivas em cima do prefeito, a exemplo da guerra instalada com a "Operação Peixada" no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Embora com o mesmo foco, a estratégia de Audifax é diferente. Há alguns meses, ele tem se concentrado em fazer críticas pontuais ao adversário nas redes sociais, com comparações de gestões, além de circular pelos bairros. Com candidatura competitiva, foi recebido com pompa e circunstância no PP, incensado também por Carlos Manato, candidato do PL derrotado ao governo do Estado, com quem Audifax fechou no segundo turno, após sua candidatura pela Rede Sustentabilidade não vingar. O PL era outra opção de filiação do ex-prefeito, mas ficou pelo caminho e nega chance de composição, em nome de uma candidatura própria. Enquanto é imprensado contra a parede, Vidigal segura sua decisão sobre erguer o palanque à reeleição, o que seria um recuo do seu projeto de fazer um sucessor, como anunciou inicialmente. A considerar o cenário atual, difícil crer que o prefeito sairá de cena, colocando em risco o poder de seu grupo político. Mas ainda falta declarar posição e marcar terreno no jogo, o que só deve acontecer no próximo ano. Até lá, veremos como essas peças se movem, ou melhor...se atropelam!

Cotações
Os possíveis candidatos da sucessão, vale lembrar, seriam o apresentador de TV Philipe Lemos (PDT), que chegou a assumir a pasta de Cultura na Serra, para ficar próximo do eleitorado, mas, recentemente, pulou para cargo no governo, emitindo um sinal a mais de que Vidigal é candidato, e o presidente da Câmara de Vereadores, Saulinho da Academia, também do PDT.

Todos os lados
No campo dos adversários, com Vidigal na disputa, restará saber como atuarão Audifax e Muribeca, se com todo a munição voltada para o prefeito ou também com bate-rebate entre eles. Palpite inicial é de chumbo trocado para todos os lados.

Apadrinhada
Sobre o PL no município, as tentativas de candidaturas vêm do vereador Igor Elson, já há muito tempo. Nas últimas semanas, começou a aparecer o nome da suplente do senador Magno Malta, Marcinha Macedo, que hoje é servidora do gabinete de Magno.

'On'
Em Vitória, quem avançou mais casas foi o deputado estadual Fabrício Gandini. Ele, enfim, se filiou ao PSD nesta segunda-feira, para disputar novamente a prefeitura. O deputado se coloca como uma alternativa à gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) e lembrou que "a cidade não pode olhar para trás", em referência a João Coser (PT), com quem também disputou em 2020.

'On II'
Gandini vai comandar o diretório do PSD na Capital e diz que conversa com partidos como Podemos, União Brasil, PSDB, PSB. Desse bloco, busca-se consolidar uma terceira via. "Se o nome será o nome de A ou B, isso só vamos saber quando a cidade se pronunciar", apontou.

Tucano cantador
A propósito, o Dia Nacional do Samba, nesse sábado, não passou batido por políticos-candidatos na Capital nas redes sociais. O ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) veio logo uma composição própria, Meu Canário Cantador, e clipe. Citou como produtor Pururu Mão no Couro, músico, maestro e arranjador baiano, que já trabalhou com grandes artistas.

Dupla
Já o deputado estadual João Coser (PT), também ex-prefeito, publicou um vídeo arriscando uns passos de samba, ao lado da deputada Camila Valadão (Psol), na Assembleia. Tem gente na torcida para essa dupla entrar junta em outra passarela, da eleição!

Chapa
Em Marechal Floriano (região serrana), lideranças do PT participaram de evento para colocar gás na candidatura de Reginaldo Penha à prefeitura, com a ex-secretária municipal de Obras, Carla Mognol, na vice. Por lá, esteve a deputada estadual Iriny Lopes e lideranças de movimentos sociais do campo.

Nas redes
"(...) Momento importante para fazer um balanço das atividades de 2023 e traçar planos para o próximo ano, que inclui a nossa pré-candidatura à Prefeitura de Vitória (...)". Tyago Hoffmann, demarcando território em evento do PSB que trouxe ao Estado o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira.

FALE COM A COLUNA:

Artilharias montadas

No cenário da Serra, já entraram no jogo de 2024, mesmo, o ex-prefeito Audifax e o deputado Pablo Muribeca
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/artilharias-montadas

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/