Sábado, 27 Abril 2024

Enredo às avessas

vidigal_audifax_redes Redes Sociais
Redes Sociais

O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (PP) há meses colocou o bloco na rua para tentar voltar ao cargo após vitória em outubro deste ano. Como ocorre em todo pleito, mirou logo de cara no seu principal adversário político, o atual prefeito Sergio Vidigal (PDT), e assim vem disparando críticas à gestão municipal, em diversas áreas, incrementadas com um comparativo aos seus períodos de mandato. O enredo, já conhecido do eleitorado e mercado político, devido aos 20 anos de alternância de poder entre os dois grupos, ganhou um elemento inusitado nesse sábado (16), durante o aguardado anúncio do pupilo de Vidigal, Weverson Meireles (PDT), como seu sucessor. Os dois acenaram para a possibilidade de firmar aliança com Audifax, para derrotar o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), oposição ferrenha a Vidigal e que já protagoniza duros embates contra ele, inclusive no campo judicial. A considerar somente esse ponto, a aliança poderia ser lucrativa, caso conseguisse, de fato, somar os votos de ambos os eleitorados. Mas, se fosse imediata, quem abriria mão da cabeça de chapa? Se não, caberia uma união no segundo turno? Só sei que, depois de tanta guerra, não seria nada simples explicar a esses mesmos eleitores a impensável convergência. E como deletar, também, a estratégia defendida com unhas e dentes até agora? Tudo bem que as nuvens da política são, muitas vezes, surpreendentes, mas como se diz no linguajar popular: "papo esquisito"...

Fora do circuito
O evento desse sábado confirmou o que já circulava nos bastidores, de que a decisão de Vidigal tem motivação familiar. A ex-deputada federal Sueli Vidigal, sua mulher, está com câncer no rosto e submetida a tratamento, como ambos explicaram durante o anúncio, que contou ainda com filhos e netos do prefeito.

Fora do circuito II
Sendo assim, afasta-se de vez a possibilidade de Vidigal assumir o palanque lá na frente, como era ventilado nas rodas políticas, caso Weverson não conseguisse ganhar tamanho até as definições de candidaturas. Mudanças de plano, agora, somente se vingarem as próximas negociações eleitorais.

Marcas
O pupilo de Vidigal, que dirige o PDT no Estado, vem com a aposta de "sangue novo" e "juventude" – ele acaba de fazer 33 anos, assim como Muribeca –, além de profundo conhecedor da gestão municipal e da Serra. Ele ainda não foi testado nas urnas, enquanto Muribeca foi vereador e saltou para a Assembleia Legislativa.

Alvo central
A considerar o quadro atual, sem os acenos de Vidigal para Audifax, o tabuleiro se desenha "todos contra a atual gestão", embora o ex-prefeito também volte sua mira para o deputado, devido às ações midiáticas e uso no mesmo tom das redes sociais - ponto em comum com a dupla Vidigal/Weverson.

'Cri, cri, cri'...
As declarações do evento do PDT, que repercutem nos meios político, não obtiveram, por ora, sinais trocados de Audifax. As redes sociais do ex-prefeito ficaram em silêncio absoluto nesse final de semana e nesta segunda-feira (18). De olho nas próximas cenas! 

Atualização: horas depois de publicada esta coluna, Audifax reproduziu matéria do jornal local Tempo Novo, no Instagram, em que prestou solidariedade a Sueli e se disse disposto ao diálogo.  

Oficial
Já no terreno eleitoral de Vila Velha, o ex-secretário de estado de Segurança, coronel Alexandre Ramalho, partiu para Brasília nesta segunda-feira. A expectativa é de que sacramente sua filiação ao PL, contando com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mais candidaturas
A propósito, já está por lá e posou para foto com o ex-presidente, a candidata à Prefeitura de Vila Pavão, Mônica Ziviani. Ela é servidora pública e se declara "cristã" nas redes sociais. O anúncio do palanque foi feito pelo senador Magno Malta, que também marcou a filiação do prefeito de São Gabriel da Palha, Thiago Rocha, eleito pelo PSL, que se fundiu ao DEM e virou União Brasil.

Passa nada
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), explora as redes sociais para tentar colher o bônus, na área da direita e bolsonarista, do processo que decidiu pela liberdade da prisão do deputado Capitão Assumção (PL), candidato à Prefeitura de Vitória. Ele não perde uma oportunidade!

Nas redes
"Minha solidariedade à ex-deputada Sueli Vidigal. É importante reconhecer que as diferenças políticas devem ficar de lado diante de questões de saúde. Que Deus acompanhe Sueli e sua família neste momento". Muribeca, deputado pelo Republicanos, em mensagem nesta segunda, dois dias após evento do PDT que informou sobre câncer da mulher de Vidigal.

FALE COM A COLUNA:

Contra a parede

Enquanto Vidigal segura decisão, principais adversários oficializam palanques e estratégias na Serra
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/contra-a-parede-1-1

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/