Quinta, 25 Abril 2024

'Garfados'

danilo_baihense_alexandre_quintino_leonardo_sa_ales Leonardo Sá
Leonardo Sá

Não deu pra ver a expressão do deputado estadual Alexandre Quintino, presidente estadual do PSL no Estado, porque o coronel estava com a câmara desligada durante a sessão virtual desta segunda-feira (25) da Assembleia Legislativa. Mas ele novamente foi alvo de bombardeio, desta vez em bloco, puxado pelo deputado estadual e delegado Danilo Bahiense, que comunicou ao presidente Erick Musso (Republicanos) sua renúncia da liderança do partido na Casa. Bahiense fez, em plenário, uma cronologia dos fatos envolvendo o PSL capixaba entre o período de Amarildo Lovato, que já tinha definido pré-candidaturas para a disputa deste ano, até a entrada de Quintino, em março passado, após interlocução com a Nacional. Preterido da disputa à prefeitura de Vila Velha, o deputado foi seguido pela bancada nas críticas à manobra que efetivou a mudança no comando da executiva estadual, ou melhor "garfada", como repetido em plenário por Torino Marques (PSL) e Capitão Assumção, expulso da legenda e hoje filiado ao Patri. Citando datas de ofícios sobre a candidatura e pedidos de liberação por justa causa, Bahiense reforçou que, passados mais de dois meses da troca, só soube de decisões do PSL pela imprensa. Não houve comunicação, ligação telefônica ou conversa, e sequer foi recebido por Quintino, "apesar de colegas de bancada", como destacou, emendando: "não represento o PSL. E o PSL não me representa". Torino fez coro à frase, pontuando que permanece no partido apenas porque a legislação eleitoral impede sua saída, reiterando "falta de respeito". Já Quintino...mudo está nesse tempo todo, mudo continuou.

'Garfados' II
Bahiense diz que sua candidatura foi colocada em 2019 no município, onde tem reduto, com "boa aceitação no eleitorado". Depois oficiou o PSL para saber se teria, mesmo, legenda para disputar. Sem resposta. No final de março, reiterou o ofício e foi à sede do partido entregá-lo. Não foi recebido por Quintino, que delegou a missão a um colaborador. Na sequência...

'Garfados' III
...recebeu uma resposta com data pretérita, assinada por Lovato e não Quintino, o que até "caracteriza falsidade ideológica". O documento, porém, garantia que seriam respeitadas a autonomia e soberania da executiva e convenções em relação às eleições. Mas Bahiense soube pela imprensa não só que estava desligado da presidência do diretório de Vila Velha, como o candidato seria Amarildo Lovato.

Justa causa
Diante do desenrolar, o deputado solicitou, por fim, o desligamento por justa causa, alegando descriminação e que seria persona non grata no PSL, mas nada também. A alegação de Quintino, segundo Bahiense, foi de que o presidente nacional, Luciano Bivar, alegou que não poderia responder em virtude da pandemia. "Ficou claro que a intenção era, naquela ocasião, que eu perdesse o prazo e não pudesse me filiar a outro partido para me candidatar", apontou.

No embalo
Interessado nas articulações em Vila Velha, Dr. Hércules (MDB) se dirigiu a Danilo Bahiense depois do discurso, chamando-o para continuar conversando sobre o palanque de 2020, já que ele não pode mais ser candidato. O deputado-delegado "topou".

No embalo II
Assumção, que há pouco tempo tocou nesse vespeiro do PSL também em plenário, não perdeu a nova oportunidade. A máscara precisa cair, afirmou, acrescentando que também foi "garfado" da candidatura a prefeito em Vitória, citando ainda o governo do Estado e "um deputado federal" – Da Vitória (Cidadania) - na manobra. Como no caso dele o pronunciamento raramente sai sem um xingamento, acusou a "turma do PSL de só pensar na grana do fundão e de vagabundos".

Ah, claro!
Manobras, garfadas, divergências ainda vão, agora dizer que o PSL no Espírito Santo virou de esquerda no Espírito Santo, já é demais. Tem tempo que a bancada do partido destaca isso e, hoje, obviamente, fizeram de novo, "Totalmente de esquerda", jurou Torino Marques.

Recuperação
A Assembleia aprovou, também na sessão desta segunda, uma moção em favor do "profundo restabelecimento" do governador Renato Casagrande e da primeira-dama Maria Virgínia, que testaram positivo para coronavírus. A coluna deseja o mesmo.

Sei...
Aliás, Paulo Hartung, que fez miséria na vida política de Casagrande, também apareceu nas redes sociais manifestando "desejo de pronto restabelecimento da saúde". E completou: "Uma doença que não escolhe vítimas e requer solidariedade e foco em seu enfrentamento". A publicação choveu comentários de "grande homem" pelo gesto em relação ao principal adversário político.

No fluxo
Autor do projeto de redução de 30% dos salários dos deputados, que rendeu polêmica na Assembleia, Luciano Machado (PV) anunciou doação no mesmo percentual ao hospital Casa de Caridade São José, em Alegre, sul do Estado. A medida segue no fluxo de alguns parlamentares que votaram contra o regime de urgência na votação da proposta, foram cobrados nas redes sociais, e começaram a anunciar doações, para minimizar os estragos.

Demissões
Em Guaçuí, a prefeita Vera Costa (PDT) comunica demissões de servidores municipais, justificadas na queda da arrecadação, calculada em R$ 1,4 milhão em abril. A decisão foi tomada em videoconferência nesse domingo (25), quando ela solicitou a lista de cortes aos secretários. Não foi informado, porém, o número de demitidos, que deixarão os cargos no dia 1º junho.

'A reunião'
Requerimento de Rose de Freitas (Podemos) foi aprovado no Senado nesta segunda, convocando o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para detalhar afirmações feitas na reunião ministerial de 22 de abril que vieram à tona por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello. Ações muito preocupantes e que merecem atenção premente do Legislativo, como ressaltou a parlamentar.

'A reunião' II
Rose listou, em seu requerimento, falas do ministro que, para ela, "causam perplexidade e merecem esclarecimentos mais detalhados", além de atentar "contra a dignidade dos integrantes da mais alta Corte do Judiciário, agredir a Capital da República e desprezar os povos indígenas, cujas integridade e cultura devem ser preservadas por preceito constitucional". A data ainda será marcada.

PENSAMENTO:
"A ignorância, a cobiça e a má fé também elegem seus representantes políticos". Carlos Drummond de Andrade

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/