Sexta, 29 Março 2024

Hartunguetes, para todo lado

aridelmo_teixeira_2_redessociais Redes sociais
Redes sociais

Com o principal adversário do ex-governador do Estado em campo para emplacar sua reeleição em 2022, pipocam hartunguetes no cenário político em movimentos para reivindicar palanque para uma candidatura ao Palácio Anchieta e, principalmente, garantir lugar na mesa de negociação. O empresário Aridelmo Teixeira, que já vinha usando as redes sociais para sinalizar interesse em uma nova disputa ao Palácio Anchieta, reforçou o assunto nesses dias, ao comunicar que cumpriu oito etapas do processo seletivo do partido Novo e está apto a erguer sua candidatura. Para isso, gravou vídeo ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e anunciou, na sequência, a realização de um "evento de grandes debates, com foco no futuro do Espírito Santo", citando a Fucape, do qual é sócio-fundador, e a rede InspiraES, que se diz suprapartidária e virou abrigo de aliados e secretários da gestão estadual passada. Nas eleições de 2018, Aridelmo "fez das tripas coração" para emplacar o título de candidato de Paulo Hartung (sem partido). Embora ligados, ficou bem longe disso e, mais ainda, de convencer o eleitorado (bateu somente 3,2% dos votos). Agora ressurge com o mesmo projeto, que ainda não "pegou" nos bastidores políticos, mas engrossa o bloco do time de PH, que já tem na linha de frente o prefeito de Linhares (norte do Estado), Guerino Zanon (de saída do MDB), o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) e o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), além do ex-deputado e ex-vice-governador, César Colnago (PSDB), que tenta se viabilizar praticamente em "carreira solo". Enquanto isso, Hartung segue fazendo movimentos públicos nas articulações nacionais, deixando somente "nas internas" a atuação no Estado. O que vai sair desse "funil" definirá o tabuleiro, que já tem na outra ponta, pronto para o jogo, Renato Casagrande (PSB).

PH - Bolsonaro
Arildemo, hoje, é secretário da Fazenda da gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos), em Vitória, e foi presidente da ONG do empresariado, ES em Ação, conhecida por seu poder e relações com Hartung. Em 2018, disputou as eleições pelo PTB, mas no meio do caminho já parecia mais filiado ao Novo do que qualquer outra coisa, e chegou a criar uma saia justa na campanha, ao declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro, contrariando orientação da sua então legenda.

Vitrine
Ano passado, Aridelmo também chegou a sinalizar disputa à prefeitura da Capital, mas não passou daí. A data do evento de "grandes debates", divulgado nesta quarta-feira (3), ainda não foi informada, mas, certamente, a ideia é ganhar holofote eleitoral.

Ligações
A InspiraES abriga, já há alguns anos, o ex-secretário de Economia e Planejamento, Regis Mattos, no segundo posto mais importante, junto com Aridelmo. À frente de comitês, estão também o ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo de Oliveira, atual secretário de Pazolini; a ex-secretária de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos; e a ex-gerente da Secretaria de Educação (Sedu), Fabiana Negreli.

Acertos
Já Hartung, como se sabe, aparece no páreo para o Senado em 2022 e tem defendido, no campo nacional, a construção de uma terceira via, para consolidação ainda este mês. No caso dele, falta ainda um partido. Nesta semana, as cotações aumentaram para o lado do PSD, de Gilberto Kassab, comandado no Estado pelo deputado federal Neucimar Fraga.

Acertos II
Kassab sonha a vida toda em filiar Hartung. Este ano, voltou a convidá-lo, estabelecendo como meta política. Ele já bateu duas, com as recentes entradas do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), e do apresentador José Luiz Datena. Sobre Hartung, as apostas são altas e lançam luz, também, em Guerino Zanon, de saída do MDB, por não encontrar espaço para uma candidatura ao governo em 2022.

Aliança antiga
Guerino e Hartung, vez ou outra, já aparecem juntos nas redes sociais. Nesta quarta, o ex-governador foi citado em publicação que anuncia previsão de investimentos de R$ 178,2 milhões da empresa WEG Motors em Linhares, em 2022 e 2023. Dividiram os confetes, marcando posição como bons e antigos aliados.

Aliança antiga II
Assim disse Guerino: "Essas excelentes conquistas são fruto de um projeto iniciado em 2008, quando eu, o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado de Desenvolvimento Guilherme Dias, estivemos na sede da indústria, em Jaraguá do Sul, para acertar a sua vinda para o ES".

Vacina com prêmio
Como registrado em alguns lugares no exterior, a gestão de Enivaldo dos Anjos (PSD) em Barra de São Francisco, noroeste do Estado, resolveu inovar para garantir a completa imunização da população contra a Covid-19. Nesta quarta e quinta (3 e 4), realiza sorteios. Um vale de R$ 1.000 e uma TV 32 polegadas. No município, 4,5 mil pessoas não tomaram ainda a segunda dose, o equivalente a 10%. No mês passado, o sorteio valeu uma Honda Biss.

Nas redes
"É preciso denunciar à comunidade internacional que o governo Bolsonaro faz promessas de redução de gases do efeito estufa, mas tenta passar a boiada e aprovar no Congresso projetos que destroem as florestas e os biomas brasileiros. Mentirosos!". Helder Salomão, deputado federal pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/