Segunda, 29 Abril 2024

Mantra repetido

neucimar_leonardo_sa-5 Leonardo Sá
Leonardo Sá

Com o nome lançado em encontro do PP de Vila Velha, o ex-prefeito e ex-deputado Neucimar Fraga chega ao campo de batalha com discurso semelhante ao do candidato do PL, coronel Alexandre Ramalho: exalta o lema bolsonarista "Deus, Pátria, família e liberdade" e se coloca contra a "esquerda", campo ideológico que os dois tentam atrelar ao prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), devido à aliança com o governador Renato Casagrande (PSB). "A direita agora tem dois candidatos", diz Neucimar em vídeo postado nas redes sociais, em que faz questão de apontar, ainda, seu apoio a Jair Bolsonaro e aos candidatos do PL nas eleições de 2022 no Estado: o senador Magno Malta e, contrariando orientação do seu partido, Carlos Manato, derrotado por Casagrande. Essa posição, segundo ele, marcou "um rompimento político-ideológico" e a definição de "sempre marchar no campo da direita". O palanque de Neucimar, que tentou sem êxito a Prefeitura de Vila Velha em 2020, pode levar a disputa para o segundo turno - já são cinco candidatos - e demarcar o terreno do PP, que ampliou seu alcance em todo o Estado. Mas, dificilmente, o município escapará da polarização Ramalho versus Arnaldinho. A grande incógnita segue a mesma, já que o atual prefeito também transita na direita: como será a divisão de votos no eleitorado em comum?

Plano C
Neucimar, até poucos dias atrás, era presença constante nas redes de Ramalho, em comentários de apoio e elogios. Isso tudo, enquanto o presidente estadual do PP, Da Vitória, tentava filiar Arnaldinho. Mas, sem emplacar nenhum plano inicial, o PP precisou se reposicionar no jogo.

Lembrando...
Em 2020, o ex-prefeito apoiou Arnaldinho no segundo turno em 2020 contra o então prefeito Max Filho (PSDB). Desta vez, não há a menor chance de não saltar para o lado de Ramalho.

Proporcionais
No evento do PP, Da Vitória destacou a meta de ocupar a maioria das cadeiras na Câmara de Vila Velha. O partido já tinha Renzo Mendes e filiou Heliossandro Matos, Fábio do Vale e Jonimar, fechando uma bancada de quatro vereadores. Terá outras apostas, como o ex-deputado estadual Dr. Hércules. São 21 vagas ao todo.

Na mira
Por falar em Ramalho, o ex-secretário aumenta cada vez mais suas críticas a Arnaldinho em ações nas ruas. Na investida mais recente, gravou na praça do prédio Titanic, no Centro de Vila Velha. Mostrou vidros quebrados e pichações, apontando abandono. Outro dia, Ramalho fez o mesmo num ponto viciado de lixo.

Nome do PSB
Em Conceição da Barra, norte do Estado, o partido de Casagrande lançou a pré-candidatura a prefeito do empresário Erivan Tavares. Com a presença de lideranças da região, como o diretor-presidente do Departamento de Estrada de Rodagem (DRE) e ex-deputado Eustáquio de Freitas; e do vice-governador, Ricardo Ferraço, que colocou o MDB no mesmo arco de aliança.

Ligações
Erivan foi vice-prefeito em Pedro Canário, na Era Mateusão, e é ligado à usina Alcon-Companhia de Álcool, uma das empresas do agronegócio que usurpa o território quilombola do Sapê do Norte. O diretor da Alcon Nerzi Júnior Filho também prestigiou o evento. O próprio, aliás, já foi cotado a ser candidato em eleições passadas, apoiado pelo ex-governador Paulo Hartung (sem partido).

Viradas
O principal adversário de Erivan será o atual prefeito, Mateusinho do Povão (PRD), filho do ex-companheiro de chapa em Pedro Canário, e que, até então, teria o apoio de Casagrande no município. Até então...

Chapa
Em Marataízes, sul do Estado, o candidato a prefeito pelo Psol, Guilherme Nascimento, quer consolidar na vice Thamilles Rodrigues, apresentada como "uma jovem mulher indígena, artista e graduanda em engenharia de pesca". Os dois atuam no espaço cultural do município Casa Roxa.

Nas redes
"Vitória, hoje, está sob a escuridão, o crime e a violência. Vamos mostrar tudo". João Coser, deputado estadual e candidato a prefeito pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Vai que cola...

Coronel Ramalho mostra mais estratégias: ele, o candidato legítimo da direita; Arnaldinho, da esquerda
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/vai-que-cola-1-1

Agora sim, 'batizado'

Com pose para foto ao lado de Bolsonaro, Ramalho oficializa entrada no PL para disputar Prefeitura de Vila Velha
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/agora-sim-batizado

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/