Quinta, 25 Abril 2024

Plano atual

coser_sergio_cardoso_3 Sérgio Cardoso
Sérgio Cardoso

No embalo das eleições de 2020 e da demarcação de território político na Capital, o ex-prefeito João Coser pretende disputar a Assembleia Legislativa no próximo ano. A decisão foi comunicada pela corrente do PT da qual faz parte, a Alternativa Socialista (AS), aos dirigentes estaduais do partido, incentivada também por apoiadores externos de Coser, como informa à coluna o coordenador do grupo, o ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), Carlos Casteglione. A mudança de planos para João Coser só se efetivará sob uma condição: um pedido explícito do ex-presidente Lula, que já se movimenta intensamente para o pleito. Isso caberia, inclusive, numa possiblidade de palanque majoritário, como governo do Estado ou Senado, caso seja importante para o projeto nacional da legenda, que tenta se reerguer há anos. "Não me nego a nenhuma tarefa se for um pedido do Lula", reforçou o ex-prefeito. O nome de Coser, considerando a eleição passada e o peso que representa entre os quadros do PT capixaba, vinha sendo cotado para outros voos, como Senado e Câmara dos Deputados, dependendo, obviamente, dos resultados das alianças em negociação puxadas pelo ex-presidente, como avança com o PSB, do governador Renato Casagrande. Em 2020, no embate com um projeto completamente antagônico, do atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), Coser conseguiu atingir 41,5% dos votos em Vitória no segundo turno, o equivalente a 72,6 mil, depois de superar o candidato da situação, Fabrício Gandini (Cidadania). Caso não ocorram, de fato, alterações até lá, ele se somará à deputada Iriny Lopes, candidata à reeleição, e hoje única representante do PT no legislativo estadual. A meta, "para ontem", é aumentar a bancada.

Brasília x ES
Como tratado aqui outro dia, antes da disputa municipal, Coser tentou uma cadeira na Câmara dos Deputados, em 2018. Mas obteve 37,8 mil, enquanto Helder Salomão foi reeleito com 73,3 mil. Helder também é o único parlamentar federal do Estado pelo PT.

Por enquanto...
Há uma semana, fiz algumas perguntas aqui neste espaço, de acordo com declarações recentes de Lula à imprensa nacional, de que o PT não irá erguer palanques estaduais a todo custo, para preservar as alianças da disputa presidenciável. Uma delas era exatamente esta: "Para onde vai Coser em 2022?". Até segunda ordem, está respondida! A conferir!

Ninguém sabe?
Declarações do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), publicadas em vídeo, geraram uma nota da Arquidiocese de Vitória. Ele prometia a entrega da Unidade de Pronto Atendimento no bairro Riviera da Barra, demanda de mais de 12 anos, mas com mudança de nome da UPA, que hoje tem placa em homenagem à Zilda Arns. "Ninguém sabe quem é", apontou, avisando que mudará para "alguém da região".

Ninguém sabe II?
O padre Abel de Andrade, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Cobilândia, enviou mensagem ao prefeito para "lembrar que Zilda Arns foi a Fundadora da Pastoral da Criança e, assim como em todo o Brasil, também em Vila Velha, há mais de 25 anos, ajudou a tirar crianças da desnutrição infantil. Com certeza nesta região da UPA não foi diferente", avisou. O pároco também considerou "deselegante" Arnaldinho dizer que ninguém a conhece.

Ninguém sabe III?
A mensagem do padre não foi respondida pela prefeitura. O Vicariato de Comunicação da Arquidiocese também tentou contato com o prefeito e assessor, sem êxito. Líderes da Pastoral da Criança da região também fizeram um vídeo e publicaram nas redes sociais, mostrando quem é Zilda Arns, além de listar ações e diversos prêmios. "Ninguém conhece Zilda Arns? Como assim, prefeito?", questionaram.

Em aberto
Os mais recentes ataques às vereadoras de Vitória, Camila Valadão (Psol) e Karla Coser (PT), pelo bolsonarista Gilvan da Federal (Patri), ainda repercutem nas redes sociais, com várias manifestações de repúdio. Permanece a pergunta: e o presidente da Câmara, Davi Esmael (PSD), vai se posicionar oficialmente quando?

'Causa espanto'
A deputada estadual Iriny Lopes (PT), em longo texto nas redes sociais sobre o caso, ressaltou que toda Casa Legislativa tem Código de Ética e Regimento Interno. "Ofender e tentar desqualificar vereadoras deveriam ser objetos de ação na Corregedoria da Casa, bem como na Procuradoria da Mulher". Para ela, "causa espanto a falta de ação da presidência em fazer valer esse direito".

Imagem
A propósito, a vacinação contra a Covid-19 desse sábado (17), em Vitória, levou o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e os aliados Davi Esmael e Luiz Emanuel Zouain (PSDB) até a Igreja Batista de Jardim da Penha. Mais uma tentativa de "plus" na imagem.

Nas redes
"Fui eleita com 1.961 votos e represento milhares de pessoas em Vitória. Meu partido foi o segundo mais votado da Câmara, com 12.917 votos, e teve o projeto político aprovado para disputar honradamente o segundo turno da Capital. Eu fui democraticamente eleita a ocupar uma das 15 cadeiras e jamais vou aceitar que criminalizem a política e os partidos políticos". Vereadora Karla Coser, PT.

FALE COM A COLUNA:

Desenho partidário

Com mudança na estratégia do PT, para onde vai Coser nas eleições de 2022? E quem tentará fazer companhia a Helder na Câmara?
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/desenho-partidario

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Seu Madruga em Terça, 20 Abril 2021 12:59

Parabéns aos vereadores Davi Esmael e Gilvan pela postura, vamos seguindo para a ALES ou Câmara.

Parabéns aos vereadores Davi Esmael e Gilvan pela postura, vamos seguindo para a ALES ou Câmara.
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/