Domingo, 28 Abril 2024

Quem diria...

deninho_lorenzo_redes3 Redes Sociais
Redes Sociais
O rompimento com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), anunciado pelo deputado estadual Denninho Silva em entrevistas e nas redes sociais, acabou antecipando a resolução das contradições sobre os palanques da eleição de 2024 no campo do União Brasil. Há uma semana, destaquei aqui na coluna as conversas e o apoio já declarado entre o presidente estadual do partido, Felipe Rigoni, atual secretário de Estado de Meio Ambiente, e o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que está mais do que no jogo na Capital, em sentido até então oposto ao trilhado por Denninho, presidente do diretório municipal e um dos principais aliados de Pazolini. Mas antes do esperado e em contexto inimaginável, a situação se desenrolou. Denninho chamou o prefeito de "covarde" e "cruel", por ter descumprido promessa de apoio à Festa das Crianças, realizada há 12 anos, e disparou no primeiro vídeo publicado sobre o caso, que terminou em oração e choro: "Você é a maior decepção que tive na minha vida". A festa aconteceu nesse domingo (29) e Denninho postou outro vídeo: "O mal nunca vencerá". Em meio a esses ruídos pré-festa, comunicou parceria com o secretário de Estado de Segurança, Alexandre Ramalho, que o Podemos quer ver candidato em Vitória. Se o deputado ficará no União ou não, ainda veremos, mas agora, o quadro político o mantém, ao menos, no mesmo arco ligado ao governador Renato Casagrande (PSB) e distante da oposição.

Escolha rápida
Na publicação sobre o secretário, Denninho aparece em foto com Ramalho e a seguinte legenda: "Atenção! Parceria firmada! Em breve, o Espírito Santo, principalmente nossa Capital, receberá uma notícia maravilhosa! Contem conosco!".

Recado
O aviso de Pazolini de que não apoiaria a festa, segundo Denninho, não foi feito pelo prefeito, apesar da proximidade com o deputado, e sim pelo secretário de Governo, Aridelmo Teixeira. "Nunca fomos perseguidos por nenhum ex-prefeito", protestou, destacando ajuda oficial em todos esses anos da festa. Ele chegou a dizer até que venderia o carro, mas o desfecho foi a participação do empresariado.

Último a saber
Outro ponto de divergência entre os ex-aliados seria a inauguração de um Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) na base de Denninho, a Grande Goiabeiras. O deputado alega que não houve diálogo, o que de fato chama atenção: ele sempre está em todos os eventos oficiais de Pazolini.

Futuro
Na mesma coluna da semana passada, coloquei no ar a possibilidade de o deputado seguir os passos do tio e padrinho político, Euclério Sampaio, que deixou o União e se filiou ao MDB. Na ocasião, o cenário envolvendo Vitória e Pazolini não mudaria, afinal, o MDB também está no arco de Casagrande. Mas e agora, o deputado muda?

Caminhos
O projeto da Nacional do Podemos de lançar Ramalho na Capital se tornou público no início deste mês, com declarações da presidente nacional da legenda, Renata Abreu (SP), que garantiu investimentos no palanque. O secretário queria a Prefeitura de Vila Velha, mas esbarra no prefeito Arnaldinho Borgo, do mesmo partido. São duas soluções à vista, portanto: fica no Podemos e disputa em Vitória ou muda de partido e insiste em Vila Velha.

Disputa interna
O próximo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCES) será eleito nesta terça-feira (31), em sessão que começa às 14h. No segundo mandato, o conselheiro Rodrigo Chamoun está fora na disputa e o que ecoa nos corredores é que a briga está entre o outro Rodrigo – Coelho – e Domingos Taufner. A votação é secreta e sete conselheiros compõem o Pleno.

Disputa interna II
Na eleição, além do presidente, serão definidos o vice, corregedor e ouvidor e ainda o diretor da Escola de Contas Públicas. Todos terão um mandato correspondente a dois anos, sendo permitida uma reeleição. A posse ocorrerá até o dia 16 de dezembro.

No alvo
Rodrigo Coelho, vale lembrar, vem sendo alvo de desgastes há meses, devido ao Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) do Tribunal às escolas municipais. Ele é o relator da imposição, que já motivou protestos e reações em diferentes municípios, com acusações de ser "antidemocrático" e "ilegal".

Nas redes
"Hoje [domingo, 29], realizamos a plenária do PT de Cariacica. Momento forte de debate sobre os desafios do governo Lula, o futuro do Espírito Santo, a nossa organização partidária e o futuro da nossa Cariacica. Durante Plenária, defendemos a pré-candidatura a prefeita da professora Celia Tavares, em 2024. Vamos em frente!". Helder Salomão, deputado federal pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Dois prefeitos

Felipe Rigoni e Denninho Silva: como o União Brasil conciliará palanques divergentes na Capital?
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/dois-prefeitos

Bonde lotado

Secretário, Rambo, blogueiro e...candidato em Vitória? Ramalho congestiona campo ainda mais e dá novos contornos às cotações
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/bonde-lotado-1-1

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/