Quarta, 24 Abril 2024

Repasses em foco

lorenzo_borgo_ales_redes_sociais Redes sociais
Redes sociais

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid do Senado começou a receber, como previsto, as respostas de órgãos estaduais e municipais sobre a gestão da pandemia, entre eles o Espírito Santo. A delegacia-geral da Polícia Civil informou ao colegiado: até o momento, não tramitam investigações sobre supostos crimes relativos à aplicação de recursos federais para o combate à Covid-19. No campo dos prefeitos, já enviou a documentação sobre aplicação de recursos (notas de empenho, extratos e comprovação de débitos e créditos) Lorenzo Pazolini (Republicanos), de Vitória, por meio das secretarias da Fazenda e Saúde. Arnaldinho Borgo (Podemos), por sua vez, pediu aumento do prazo em 10 dias, alegando a "quantidade de documentação levantada e aguardo de resposta de instituição bancária". As medidas fazem parte do movimento da base governista de Jair Bolsonaro para tirar dele o foco exclusivo da investigação, incluindo também governadores e prefeitos. Nessa segunda-feira (17), o Fórum Nacional de Governadores enviou ofício à CPI: quer saber quais itens dos requerimentos de informação enviados pelos senadores devem, de fato, ser atendidos. A manifestação é uma reação a alguns pedidos, como de Ciro Nogueira (PP-PI), apontado como "abusivo" e uma "verdadeira devassa" nos estados e municípios, ao exigir dados de todos os repasses da União, para além da área da Saúde. Com o governo federal no "olho do furacão" em decorrência das oitivas realizadas até agora, se intensifica, desde a semana passada, a pressão da "tropa bolsonarista" para avançar a fase da CPI. Por aqui, a insistência é por uma convocação do governador Renato Casagrande, porém, ainda não sinalizada.

Tratamento precoce
Na "leva" de requerimentos que pode ser votada esta semana, está a convocação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Francisco Guilherme Emmerich. O autor do pedido é Marcos Rogério (DEM-RO), aliado de Bolsonaro. O professor é defensor do tratamento precoce e tem vídeos nas redes sociais.

Convite
Voltando a Pazolini, é na manhã desta terça-feira (18) que ele reencontra a amiga, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ela visita o Estado para participar de ato que irá marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no viaduto Araceli, em Camburi.

Mais um
Já nesta quarta-feira (19), será a vez do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O anúncio foi feito pelo deputado federal Evair de Melo (PP) nas redes sociais. As agendas serão em Castelo, Cachoeiro e Anchieta.

Nem sinal
Enquanto vai sobrar ministros no Estado nesta semana, nem sinal do presidente Jair Bolsonaro. Os bolsonarias esperam, sentados, desde a campanha eleitoral. Até agora, vários alertas falsos e nenhuma visita.

Rota de colisão
Aliado conhecido de Casagrande, chamou atenção o movimento do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), em publicar um decreto modificando o Mapa de Risco divulgado pelo governador. Foi preciso acionar a Justiça para garantir a classificação determinada pelo Estado, que coloca o município em risco alto. Euclério queria risco moderado, como Vitória. Com um parceiro desse...

Rota de colisão II
O prefeito de Cariacica repetiu, assim, estratégias da oposição, no caso dos gestores municipais, protagonizadas principalmente por Lorenzo Pazolini (Republicanos), em sintonia com o presidente da Assembleia Legislativa, o correligionário Erick Musso.

Degrau recuado
O Tenente Assis, que disputou a prefeitura de Cariacica no ano passado e chegou a ser anunciado como candidato ao Senado em 2022, mudou de projeto. Disputará a Câmara Federal, como decidido em reunião da Nacional do PTB na última semana. A estratégia, diz a legenda, é para "puxar votos".

Articulação
A candidatura de Assis está programada para ser lançada já no próximo mês, com a presença do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. Ele também fará reuniões com segmentos religiosos, empresarial e armamentista, para discutir o projeto do partido no Estado. Assis integra o grupo bolsonarista capixaba e atua "colado" no deputado estadual Capitão Assumção (Patri).

Nas redes
"Que o horror que sentimos com notícias de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes nos tornem instrumentos de conscientização e proteção das vítimas desse crime absurdo. Ajude, denuncie 181". Renato Casagrande, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/