Sábado, 27 Abril 2024

Round final

arnaldinho_neucimar_redes Redes Sociais
Redes Sociais

O campo eleitoral de Vila Velha, segundo maior do Estado e dominado por conhecidas figuras políticas, mostrou mais uma vez que o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) segue com terreno demarcado, como ocorre desde 2020. O quadro ganhou força com a vitória de seu vice e aliado como campeão de votos no município, Dr. Victor Linhalis (Podemos), candidatura na qual investiu todas as fichas, desbancando, ainda em início de carreira, lideranças tradicionais, os ex-prefeitos Neucimar Fraga (PP) e Max Filho (PSDB). Linhalis recebeu 41,8 mil votos na cidade, enquanto Neucimar 13,2 mil, e Max, que deixou a gestão municipal mais recentemente, 10,2 mil. Ocuparam, respectivamente, a quinta e sexta posições no próprio reduto, e nenhum dos dois foi eleito. Agora, os grupos de Arnaldinho e Neucimar seguem em lados opostos no pleito ao governo do Estado, cada vez mais acirrado. Arnaldinho está com Renato Casagrande (PSB), enquanto Neucimar, embora do PP, do mesmo palanque, declarou apoio ao adversário, Carlos Manato (PL), com quem tem rodado em agendas pelo Estado. O terceiro, Max Filho, pelo menos publicamente, não tem feito novos movimentos após o resultado das urnas. Obviamente, as disputas são diferentes, e a tal da transferência de votos é sempre uma incógnita, mas, está aí, outro "duelo" canela-verde. Vale recapitular: Neucimar é defensor ferrenho do presidente Jair Bolsonaro (PL), porém, até outro dia, estava com Casagrande e se aproveitou bem dos eventos oficiais, até "virar a folha", como se diz no linguajar popular. O cenário em Vila Velha, no primeiro turno, foi de empate entre Casagrande (43,80%) e Manato (42,49%). E agora, hein?!

'Gratidão'
Nesta sexta-feira, as redes sociais de Arnaldinho e Casagrande publicaram um vídeo reforçando o apoio. O prefeito, como vem fazendo, foca nos investimentos realizados no município, que "ninguém teve coragem de fazer nos últimos 487 anos", como ressalta. Diz Arnaldinho que o "voto é de gratidão".

Voto local
Ao lado dos dois, o deputado federal eleito Dr. Victor Linhalis, que também enfatizou o desenvolvimento de obras de infraestrutura, saúde, saneamento e macrodrenagem. O atual vice prefeito fechou 53,4 mil votos nas urnas, a grande fatia, como se vê, na própria cidade.

'Caravana'
Já Neucimar Fraga, que obteve 39,5 mil votos e ficou na primeira suplência, agora ocupa o banco da frente da "caravana Manato". O último lugar que o grupo passou, nessa quinta-feira (13), foi Linhares, norte do Estado, junto também com os ex-prefeitos derrotados da disputa ao governo, Guerino Zanon (PSD) e Audifax Barcelos (de saída da Rede).

Capítulo anterior
O deputado federal enfrentou Arnaldinho e Max na disputa à prefeitura de Vila Velha, em 2020. Neucimar ficou pelo caminho e os dois disputaram o segundo turno, que consagrou a vitória do atual prefeito com folga, 69%.

Sem assento
E Max Filho, quanto atingiu ao todo este ano? Inesperados 16,8 mil votos. Com chapa formada ainda pelo deputado estadual Sergio Majeski, campeão da disputa à Assembleia em 2018, o PSDB não elegeu ninguém, contrariando previsões de fazer ao menos uma cadeira. Majeski alcançou 40,1 mil votos.

'Símbolos'
Aliás, no município, que se consolidou como o ponto de concentração das manifestações bolsonaristas que atravessam a Terceira Ponte, empate mesmo, só ao governo do Estado. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou bem na frente de Lula (PT) – 54,8% contra 36,2% - e o senador eleito Magno Malta (PL) venceu sua principal adversária, Rose de Freitas (MDB) – 43,4% a 32%. Outro representante do grupo, Capitão Assumção (PL), também liderou a votação à Assembleia.

Tesoura
A mudança de postura de Neucimar e declaração de apoio a Manato não passaram batidas pelo governo do Estado. A jornalista Karita Iana Fraga, mulher do deputado, foi exonerada do cargo de assessora de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Outro aliado, Vitor Otoni, também não responde mais pela subsecretaria de Gestão de Programas e Projetos, da Secretaria de Estado de Trabalho (Setades).

'Batalhas'
Área mais cobiçada por qualquer candidato, os evangélicos voltaram ser motivo de guerra eleitoral na disputa ao governo nesta semana, que segue registrando temperatura cada vez mais elevada. Embora alinhada ao bolsonarismo, a Convenção das Assembleias de Deus do Estado (Cadeeso), que representa um potencial de mais 500 mil votos capixabas, declarou apoio a Casagrande. Aí, logo apareceu Manato...

'Batalhas' II
...e lançou um vídeo de um pastor, José Wellington, da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), apresentada por ele como "a maior congregação nacional das Assembleias de Deus do País".

Mais um
Como previsto, outro secretário saiu de férias, certamente, para ficar livre para a campanha do segundo turno. Trata-se de Fabricio Noronha, de Cultura, até o dia 4 de novembro. No lugar dele, está Pedro Sobrino Porto Virgolino.

De volta
O ex-deputado estadual Sandro Locutor (PP) retornou ao governo do Estado após sair derrotado da disputa à Assembleia. Ele é assessor especial nível IIII. Locutor recebeu 15,2 mil votos e ficou na primeira suplência.

Nas redes
"Muito feliz em receber o apoio da Capitã Estéfane [Patriota]. Saber que a nossa vice-prefeita de Vitória reconhece o nosso trabalho, é muito gratificante. Somos o governo que mais investiu na segurança pública no ES porque levamos a segurança muito a sério. Obrigado, Capitã". Casagrande, ao lado da vice do seu opositor, Lorenzo Pazolini (Republicanos).

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

danilo nogueira em Sábado, 10 Dezembro 2022 00:02

neucimar perdeu os carguinhos na funasa! hahaha...
o pessoal indicado pra boquinha vai ter que voltar a ser garçon em um restaurante na frente do mar na praia da costa.
adorei!

neucimar perdeu os carguinhos na funasa! hahaha... o pessoal indicado pra boquinha vai ter que voltar a ser garçon em um restaurante na frente do mar na praia da costa. adorei!
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/