Terça, 16 Agosto 2022

Termômetro

lula_bolso_ebc Agência Brasil
Agência Brasil

A primeira pesquisa eleitoral deste ano, publicada na noite dessa segunda-feira (2) pela Rede Gazeta, mostra que o eleitorado capixaba está focado, por enquanto, na polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu adversário, Lula (PT), o que reflete a máxima dos ânimos que têm sido registrados no País. Esse foi o levantamento realizado pelo instituto Ipec com menor índice de entrevistados – 23% - que "não sabiam ou não responderam" em quem votariam este ano, na menção espontânea. Os números nesse campo indicam, na fotografia atual, liderança de Lula, com 38%, seguido de Bolsonaro, com 29%. Na disputa ao Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande aparece com 23%, enquanto Carlos Manato (PL) e Fabiano Contarato (PT) em segundo, com 2%. Mas o total de "não sabem ou não responderam" chega a 60%. No Senado, onde o cenário está ainda mais indefinido, o índice é maior, batendo 78%. O candidato que já se colocou, oficialmente, Magno Malta (PL), aparece em vantagem. A menção espontânea, ao contrário da estimulada, não apresenta aos entrevistados os nomes dos candidatos. As pessoas falam o que vem à cabeça, o que é considerado o termômetro, digamos, ideal para entender o cenário eleitoral. A única certeza até agora, portanto, a cinco meses do pleito de outubro, é de que ainda há muita coisa pra rolar debaixo das pontes que levam ao governo do Estado, Senado e Presidência da República.

Burburinho
Apesar desse cenário ainda em aberto, qualquer pesquisa sempre coloca uma pimenta nas articulações eleitorais e reações de candidatos, muitas positivas, outras nem tanto. Veremos...

Mapa
Agora a estimulada: para a Presidência da República, o Ipec/Rede Gazeta aponta Lula com 45% e Bolsonaro com 32%, reforçando um levantamento recente publicado no Estadão, que colocou o Espírito Santo como uma das regiões em que o petista lideraria a tendência de voto no País. Em terceiro vem Ciro Gomes (PDT), com 4%, e João Doria (PSDB), com 2%.

Mapa II
Já ao governo, Casagrande tem 42% e Manato e Contarato vêm atrás empatados, com 11% cada. O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) aparece colado, com 7%, e Guerino Zanon (PSD) com 5%. Depois Erick Musso (Republicanos), com 3%, Felipe Rigoni (União) com 2%, e Aridelmo Teixeira com 1%.

Juntos e misturados
Chama atenção, aí, que os três primeiros colocados têm rejeição alta e próxima: Casagrande 23%, Manato 21%, e Contarato 19%. O presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, também fica colado, com 18%, Rigoni com 15%, Audifax e Guerino com 12%, e Aridelmo com 10%.

E o Senado?
Magno Malta (PL), o primeiro a se colocar na disputa, de fato, tem 23%. O ex-prefeito de Colatina Sergio Meneguelli (Republicanos) vem na sequência, com 17%, empatado tecnicamente com a detentora hoje da cadeira, Rose de Freitas (MDB), com 15%.

E o Senado II?
O ex-secretário de Segurança Pública Alexandre Ramalho (Podemos) e o deputado federal Da Vitória (Cidadania), que tentam se acomodar na chapa de Casagrande, aparecem com 9% e 8%, respectivamente.

Nem um, nem outros
Em todos esses cenários, considerando os números da estimulada do Ipec/Rede Gazeta, o índice de "não sabem ou não responderam" fica em torno de 10% e de "brancos e nulos" também.

Olho a olho
Repetindo os movimentos nacionais do partido e das bases de apoio, o PT compareceu em peso ao ato do Dia do Trabalhador, nesse domingo (1), em Vitória e Cariacica. Entre as lideranças que circularam pelas ruas, ao lado de movimentos sociais, sindicatos e trabalhadores, o candidato ao governo, Contarato, visto com cada vez mais frequência no "olho a olho" com o eleitorado.

Linha de frente
Outro integrante do projeto prioritário do PT para este ano, o deputado federal Helder Salomão, também gastou sola de sapato, assim como os demais candidatos da linha de frente: deputada estadual Iriny Lopes, que disputará a reeleição; a presidente da executiva capixaba, Jackeline Rocha, a Câmara Federal; Celia Tavares e Reinaldo Centoducatte, que pleiteiam o Senado; João Coser e Roberto Carlos, a Assembleia.

Dupla
No extremo oposto, também resultado de mobilização nacional, os bolsonaristas fizeram o trajeto de sempre: travessia da Terceira Ponte – Praça do Papa. Nesse bloco, como destaques, o candidato ao Palácio Anchieta da extrema direita, Carlos Manato, e sua dupla da majoritária Magno Malta, ambos do PL.

Bandeiras
Os discursos seguiram a entoada: defesa de Daniel Silveira, ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e por aí foi...No trio elétrico, a faixa: "Desculpa, Bolsonaro, por eleger os comunistas Casagrande e Contarato, fomos enganados".

Trio
No bloco verde-amarelo, os também candidatos à reeleição, deputados estaduais Danilo Bahiense e Capitão Assumção, e à Câmara, Torino Marques (PTB), o trio bolsonarista da Asssembleia Legislativa.

Nas redes
"Será que o governador Renato Casagrande não tem acompanhado a morte do jovem que esperou 4 horas na porta do hospital estadual [Himaba] por uma vaga e morreu por falta de atendimento!? Por que até agora ele não se pronunciou? Queremos respostas". Erick Musso (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 3

Robson Luiz Avelino Pereira em Terça, 03 Mai 2022 21:13

Até vcs exibem um Lula raivoso e um Bolsonaro bem light... matar a fome de pobre parece ainda causar muita raiva neste país.

Até vcs exibem um Lula raivoso e um Bolsonaro bem light... matar a fome de pobre parece ainda causar muita raiva neste país.
Agmarcarioca amigo do mito em Terça, 03 Mai 2022 21:32

No final vai dar Sergio Meneguelli ,melhor politico capixaba,o povo nao esquece com pouco fez muito ,e falado em Sao Paulo ,aqui no Rio de Janeiro e no Brasil todo esse eu conheço a 44 anos,honesto ne trabalhador ,nerece ganhar Sergio Meneguelli,num restaurante em Valadares mito 70 Lula 18,mito nao promete o que nao possa fazer.

No final vai dar Sergio Meneguelli ,melhor politico capixaba,o povo nao esquece com pouco fez muito ,e falado em Sao Paulo ,aqui no Rio de Janeiro e no Brasil todo esse eu conheço a 44 anos,honesto ne trabalhador ,nerece ganhar Sergio Meneguelli,num restaurante em Valadares mito 70 Lula 18,mito nao promete o que nao possa fazer.
Seu Madruga em Quarta, 04 Mai 2022 11:22

Luladrão na frente aqui no ES?! KKKKKKK, isso é que é pesquisa fake, deve ter sido feita nos presídios.

Luladrão na frente aqui no ES?! KKKKKKK, isso é que é pesquisa fake, deve ter sido feita nos presídios.
Visitante
Terça, 16 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/