Quarta, 24 Abril 2024

Vitrine pronta

tyago_hoffmann_ademir_ribeiro_secom Ademir Ribeiro/Secom
Ademir Ribeiro/Secom

No final de fevereiro deste ano, o mercado político se alvoroçou com o anúncio da troca de secretariado pelo governador Renato Casagrande (PSB), envolvendo um homem de sua absoluta confiança, Tyago Hoffmann (PSB), que deixou a secretaria de Governo, hoje ocupada por Gilson Daniel (Podemos), para assumir uma nova pasta, criada como supersecretaria, unindo Inovação e Desenvolvimento Econômico. A mudança, como já dito aqui algumas vezes, foi alvo de especulações, por soar como rebaixamento, e críticas até de aliados, pela saída de um perfil técnico (Hoffmann) e entrada de um político (Gilson) na articulação da gestão estadual. Passados uns meses, porém, Hoffmann parece estar "muito bem, obrigado" no cargo. Circula o Estado em frentes que garantem visibilidade, como mostram as diversas postagem em suas redes sociais, seja em atos oficias do governo ao lado de Casagrande, em articulações com o empresariado, ou em ações da sua própria secretaria. Os movimentos criam as condições para sua estreia em eleição em 2022, que seria, como sinalizado nos bastidores, à Assembleia Legislativa. Na sua pasta, um dos carros-chefes é o Programa Qualificar-ES, que oferece cursos profissionalizantes para o mercado de trabalho. Hoffmann cita uma "explosão de formaturas" recentes e a oferta de mais de 320 mil vagas desde sua criação, em 2019. A iniciativa, que já obteve êxito em eleições – alguém falou Vandinho Leite (PSDB)? - ganha ainda mais relevância e apelo popular na atual crise de desemprego, decorrente da pandemia do coronavírus. O que deve se traduzir, também, em votos, com alcance estadual, já que envolve tanto a Grande Vitória quanto municípios do interior. A se concretizar os comentários das rodas capixabas, portanto, Hoffmann já está com tudo pronto para desviar sua rota do caminho técnico para o político, de fato!

Choque
No governo passado, em situação semelhante, mas restrita a uma secretaria, a de Ciência e Tecnologia, Vandinho surfou na onda do OportunidadES. O atual programa de Casagrande chegou a ser, inclusive, alvo de críticas do tucano no início da atual gestão, acusada por ele de "plágio". O governo rebateu na época, dizendo que a ideia era ainda da primeira gestão de Casagrande. E ficou por isso mesmo.

Paz e amor
Na época, Vandinho era oposição ao governador. Hoje, os tempos mudaram completamente. Os dois estão alinhados, sem problemas com nada, muito menos com o Qualificar.

Segue...
Dia desses, Vandinho até postou nas redes sociais uma lembrança do OportunidadES, dizendo que recebeu o prêmio Inovaes de 2018. "Programa idealizado por mim no período em que fui secretário Estado da Ciência e Tecnologia", reforçou a autoria, mas sem entrar em qualquer atrito político.

Embate
A provável candidatura de Hoffmann, como citado aqui na última coluna, já provoca reações em Guarapari, onde ele tem reduto e se movimenta com lideranças e setores. Principalmente do deputado que tentará a reeleição e também é do município, Carlos Von (Avante), além de ser oposição a Casagrande. O secretário foi alvo de discurso em plenário nesta semana.

Só muda o nome
No caso, a conhecida guerra política entre Von e Gedson Merízio (PSB), lideranças locais que se enfrentaram novamente em 2020, seria transferida para Hoffmann. Merízio, hoje, é assessor especial da Secretaria de Governo.

Parada providencial
Com essa nova estratégia que o PSB parece erguer, resta a pergunta sobre o destino de Merízio, que vem de duas derrotas seguidas, em 2018 (deputado estadual) e 2020 (prefeitura). Nas duas, aliás, com teto de voto semelhantes em Guarapari, de 10,4 mil. Vai descansar a imagem para 2024? A conferir!

Nomes
A bancada do PSB na Assembleia é formada por quatro deputados: o líder do governo, Dary Pagung, Bruno Lamas, Eustáquio de Freitas e Sergio Majeski. Do bloco, três aliadíssimos de Casagrande, que até segunda ordem, tentarão a reeleição e são nomes conhecidos do eleitorado. De fora fica Majeski, que vai deixar a legenda no início de 2022 e já sinalizou interesse até em disputar o governo, ainda dependendo de encontrar um partido para tal.

Interação
Por falar em Casagrande e 2022, considerado candidatíssimo à reeleição, o governador, que já circula há meses pelo Estado, ampliou o têtê-à-têtê com o eleitorado por meio das redes sociais. Na noite dessa quarta-feira (22) realizou uma live com a chamada: "Vamos conversar?".

Interação II
Na ação, fora da agenda oficial, um número de WhatsApp aparecia na tela, pelo qual Casagrande dizia responder aos contatos dos capixabas e, também, querer receber sugestões e críticas. A ideia, como informou, é estabelecer esse canal de comunicação, com lives semanais.

Interação III
Na conversa dessa quarta, rolou de todo assunto um pouco: vacinas, cursos focados principalmente nos jovens – olha o Qualificar aí -, obras no interior, concurso da Polícia Militar, convocação dos aprovados da Polícia Civil, ações na Segurança Pública, e etc! Apareceu gente também com demandas específicas, como de Pinheiros, Piúma, São Mateus, Barra de São Franscico...

Nas redes
"A Reforma Administrativa do Bolsonaro/Guedes vai permitir a transferência de recursos públicos para a iniciativa privada e piorar a qualidade das políticas públicas que atendem as pessoas mais vulneráveis. Não à PEC 32". Deputado federal Helder Salomão, do PT.

FALE COM A COLUNA:

Em todas

Com a faca e o queijo na mão, Jacqueline Moraes marca território para novos planos em 2022
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/em-todas

'Sola de sapato'

Assim como outras peças da disputa de 2022, Casagrande aperta o passo e amplia visitas a municípios capixabas
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/sola-de-sapato

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/